Adonis Jewellery
Visitar! Goste da página Facebook Contactar ADONIS Jewellery

“A Ceia do Marquês”

Palácio dos Aciprestes

Sem dúvida esta foi uma maneira bastante original de comemorar o dia em que Sebastião José de Carvalho e Melo, mais conhecido por Marquês de Pombal e Conde de Oeiras, faria 319 anos se fosse vivo.

Foi precisamente o que a produtora “Cenas & Quê” em colaboração com “Don’Adelaide Produções”, “Intervalo” Grupo de Teatro, Fundação Marquês de Pombal e a “Casa do Marquês” fizeram, ao criar um dos espectáculos mais originais que já aconteceram.

Reviver cenas que aconteceram na época com um homem amado por uns e odiado por outros, que transformou depois de uma catástrofe a cidade de Lisboa naquilo que ela hoje é, foi a proposta a todos os presentes, mas sentados à mesa a degustar uma refeição que poderia ter sido servida naqueles tempos.

Foi uma experiência com casa cheia que se irá repetir, dia 17, 24, 31 de Maio e 8 de Junho pelas 20H30, no Palácio dos Aciprestes.

A “Ceia do Marquês”, foi uma ideia da Chef Mentora Fátima Morais que juntamente com Carlos Paiva, Actor e Director de Actores e com os Actores, Carolina Dominguez, José Coelho e Paula Manso, deram vida a pessoas reais que nos fizeram reviver cenas que se passaram naquele tempo, apoiados em documentação real da época e com textos originais de Liberto Luso.

Nestes quadros, cada um com cerca de 5 minutos que acontecerá durante a ceia, poderemos “fazer parte” de momentos em família dos Marqueses de Pombal, Sebastião José de Carvalho e Melo, sua mulher Leonor de Daun e sua filha a Condessinha Maria Francisca, entre outras personalidades de relevo do momento.

O espaço escolhido, poderia ter sido um dos salões do palácio do Marquês de Pombal numa época identificada como sendo o período imediatamente posterior à morte de D. José em 1777, estando as mesas postas com entradas para uma ceia de 5 dezenas de convivas.
Acerca da ementa, fica a curiosidade que só poderá ser satisfeita, se por lá passar.

Também importante para o espectáculo foi o apoio da organização, nas mãos de Paula Carvalho e Tâmara Paiva, cujo apoio foi de extrema importância para que logisticamente tudo decorresse de forma perfeita.

Se não teve oportunidade ainda de desfrutar desta experiência gastronómica e histórica, reveja acima as datas onde poderá viver esta experiência.

Marques_PombalPoderá fazer a sua reserva, que é obrigatória, através deste email, sendo o valor do bilhete 35€.

Para mais informações acerca deste evento, poderá igualmente visitar a página de Facebook oficial da Produtora “Cenas e Quê”.

O Jornal Dínamo deixa um agradecimento a Paula Carvalho e todos os demais, que nos proporcionaram a possibilidade de estar presente a fazer a cobertura deste evento.

Fonte: Cenas & Quê / Jornal Dínamo
Fotos: Pedro Sousa Filipe

Algumas imagens do evento

Comentários [Facebook]

Imagens relacionadas:

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.