Há muito que a Inteligência Artificial é um tema abordado, e cada ano que passa parece que este é um tema que está na ordem do dia… mas afinal será benéfico, necessário ou um capricho do homem criar um ser que seja tão ou mais inteligente que ele e que sirva os seus propósitos?
Ex Machina é um filme que nos leva a pensar muito nas consequências de criar algo que é controlado… mas será exactamente assim?
Caleb, um qualificado programador de 24 anos que ganha a hipótese de passar uma semana num retiro numa montanha, pertencente ao CEO Nathan da maior empresa de internet do mundo, vai perceber o que na verdade a empresa faz.
No entanto nada é de graça, nem mesmo o que se ganha e Caleb vai ter a oportunidade de interagir com um verdadeiro espécimen de inteligência artificial… Ava … a questão que se coloca é… a que preço?
Este é sem dúvida um filme com uma abordagem fascinante sobre esta temática, que coloca muitas questões, e onde poucas respostas ficam por responder.
Será a excentricidade ou o fascínio que faz o homem querer criar algo à sua imagem, ou será simplesmente o poder, e a adrenalina que isso pode trazer?
Se a curiosidade agora não o vai deixar mais, não perca este filme que o deixará a pensar, muito para lá do seu visionamento.
Como personagens principais, vamos poder encontrar, no papel de Caleb, o actor que também já tivemos oportunidade de ver como Bill Weasley, na saga Harry Potter, Domhnall Gleeson.
Oscar Isaac desempenha o papel do excêntrico CEO que vive num retiro de uma montanha.
A actriz sueca, Alicia Vikander, desempenha o papel da fascinante Ava, que já havia sido notada no filme “Hanna Karenina”, de Joe Wright, versão que estreou em 2012 e no filme “Sétimo Filho” de 2014, realizado por Sergey Bodrov.
A Realização de Ex Machina é de Alex Garland.
A estreia está marcada nas salas portuguesas para 23 de Abril.
O Jornal Dínamo, começa com este filme a dar a sua pontuação de 1 a 10.
Ex Machina merece-nos um 8,5, na escala que hoje apresentamos.
Fotos: Universal Pictures