“El Bulo Social Club”
| Chef Chakall abriu as portas do seu restaurante “El Bulo Social Club”, em Marvila, ao projecto “Make Like a Tree”.
Falamos da criação do artista ucraniano Sergey Onischenko que traduz as suas experiências de viagens através da música, fotografia e vídeo.
Sergey intitula-se um “vagabundo da Ucrânia” que viaja pelo mundo à boleia e partilha a sua música indie-folk com um toque inconformista.
Cada concerto traz novos elementos ao seu projecto e as suas canções são criadas e gravadas em locais diferentes do mundo.
O Jornal Dínamo® passou pelo “El Bulo Social Club” e teve oportunidade de falar antes do espectáculo com Sergey OnisChenko que nos contou um pouco da sua vida e do seu trabalho. “Eu nasci na Ucrânia mas há seis anos que ando a viajar pelo mundo. Estive em países asiáticos, África e pela Europa, contar os países vai ser complicado, porque são mesmo muitos (risos). A verdade é que cada país onde estive é especial para mim, também por causa das pessoas que fui encontrando em todos estes países, onde toquei a minha música.
A música abre portas que nem imaginamos, afinal é uma linguagem universal. Este é um projecto que reúne a minha música e também as minhas fotografias e vídeos, sobre as viagens que fiz e as experiências que vivi ao fazê-las e acerca das pessoas que conheci pelo caminho que fui percorrendo, às quais tirei fotografias e filmei. Nos vídeos naturalmente que aparecem os sítios fantásticos por onde passei”.
Sergey falou também do espectáculo e de como se deu esta ligação ao Chef Chakall. “O que vou fazer não é bem um concerto, mas chamar-lhe-ia mais uma performance e uma partilha da minha experiência com as pessoas que vierem assistir. Encontrei este espaço fantástico e contactei o Chef Chakall; ele gostou da ideia e portanto esta noite vou tentar apresentar algo especial, juntamente com o Chef Chakall que irá tocar comigo uma música com a sua cítara. Aliás, há que dizer que é um homem dos sete ofícios. A ideia é levar as pessoas através da minha música a viajar com a ajuda dos vídeos, que vão passar ao mesmo tempo”.
Falámos igualmente com o Chef Chakall, já depois do espectáculo do Artista Sergey OnisChenko, do qual também fez parte. “Foi realmente um feliz conhecimento este com o Sergey que me contactou há uns 3 meses e do qual simplesmente adorei o projecto. Ele é um artista maravilhoso. Com este evento quis também fazer algo de diferente e forte no restaurante, criando momentos para disfrutar, um pouco diferentes daqueles em que está mais barulho ou mais confusão. Ter podido actuar com este artista foi fantástico. Eu gosto muito de tocar cítara. Ensaiámos um bocadinho pela tarde e posso dizer que me deu muito prazer fazer parte do seu espectáculo. Penso que tudo o que aprendemos na vida é parte do que fazemos”.
O restaurante do Chef originário da Argentina não é apenas um espaço dedicado à gastronomia e afirma-se desde sempre como um espaço aberto ao convívio, à arte e à cultura nas suas formas mais distintas.
O Jornal Dínamo® agradece a oportunidade de fazer a cobertura deste evento e ao Chef Chakall por nos ter recebido no seu espaço.
Fotos: Pedro Sousa Filipe