Rock In Rio Lisboa 2018
Quase a chegar ao arranque da 8.ª edição do Festival Rock In Rio Lisboa 2018, a “Vodafone Portugal” e o evento de música anunciaram o lançamento de um novo projecto de cariz tecnológico, a “Vodafone Digital Rock City”.
Este é muito mais do que um upgrade face à anterior edição, o qual traduz a forte aposta na inovação e na capacidade de aliar a digitalização à música e ao entretenimento, criando um recinto das soluções Vodafone IoT de última geração.
A “Vodafone Digital Rock City”, é um espaço onde se vão adoptar cinco soluções, que vão monitorizam, em tempo real, as áreas mais relevantes do recinto do Rock In Rio Lisboa, para o pleno funcionamento do festival: energia, água, ambiente, mobilidade e diversão.
Aqui deixamos a explicação das 5 soluções adoptadas:
Através da solução Smart Check-in, as inscrições nas atracções do recinto, como a roda gigante e slide, serão realizadas num formato totalmente digital.
Esta inovação, totalmente inovadora num evento de música ou entretenimento em Portugal, evitará filas de espera e tornará o processo de inscrição mais simples e rápido.
Para poder usar este sistema, bastará aos espectadores efectuarem o download da Aplicação “Vodafone Rock in Rio”, registarem-se na atracção que pretendem e no horário que desejam, dentro das disponibilidades existentes e das reservas já em curso. A App confirmará a hora prevista de entrada e irá gerar um QRCode que será utilizado no acesso à diversão seleccionada. Nota: o registo terá de ser feito dentro do recinto Rock in Rio-Lisboa.
Smart Energy – Medição dos consumos de energia e gestão centralizada do abastecimento da rede, com elevado grau de exactidão, nas zonas mais estratégicas do Rock in Rio Lisboa, tais como Palco Mundo, Área VIP, Super Bock Digital Stage, Music Valley, Time Out Market Rock in Rio, EDP Rock Street e Worten Game Ring.
Só no Palco Mundo, há vários geradores eléctricos que podem consumir mais de 3MW (MegaWatts), o equivalente ao gasto normal de 1.000 Watts em 3.000 apartamentos, durante o período nocturno (20H–22H).
Regista-se uma redução de 52 para 17 geradores eléctricos e estima-se uma diminuição de 20% no consumo de energia, em face à edição anterior.
Smart Water – Supervisão da rede de água que abastece os quatro hectares do Parque da Bela Vista, assegurando o controlo do fornecimento e prevenindo potenciais interrupções ou irregularidades na distribuição.
A solução Smart Water, permite actuar de forma rápida e eficaz, sempre que os níveis se aproximem do limite mínimo recomendável.
Smart Air – Apoio à execução dos trabalhos em altura, através da instalação de um anemómetro que controla a direcção e a velocidade do vento.
A solução Smart Air procede ainda à recolha dos diversos parâmetros ambientais (qualidade do ar, concentração de CO2, gases, fumos e moléculas) em diferentes zonas do recinto.
A última das soluções é a Vodafone On Board – Disponibilização de Wi-Fi gratuito e divulgação da agenda e das últimas novidades da cidade do Rock in Rio Lisboa nos ecrãs dos autocarros (digital signage) que transportam os visitantes para o recinto.
As soluções foram desenvolvidas pela Vodafone Portugal, em parceria com a Empresa ThinkDigital.
Para Ricardo Acto, Vice-Presidente de Operações do Rock in Rio, “a Digital Rock City mostra como o Rock in Rio Lisboa evolui, ano após ano para acompanhar quer as tendências de um universo cada vez mais digital, quer a evolução das necessidades, comportamentos e expectativas dos diferentes públicos que passam pelo evento”.
Paula Carioca, administradora da Unidade de Negócios Empresariais da Vodafone Portugal, refere que “a Vodafone foi um dos primeiros operadores a acreditar no potencial de a “Internet of Things” transformar as cidades, as empresas e os lares. O projecto “Vodafone Digital Rock City” é um testemunho da capacidade de apresentarmos rapidamente soluções à medida de qualquer desafio e do persistente foco na inovação num sector dinâmico e em rápido crescimento”.
Para saber mais informações a cerca destas e de outras novidades sobre o evento, Rock in Rio Lisboa 2018, poderá visitar a página oficial.
Fotos: Agência Zero / Pedro Sousa Filipe