Sónia Adonis Jewellery
Visitar Goste da página Facebook Contacte Adonis Jewellery

Escola Staatliches Bauhaus

100 Anos De Cultura Espalhada Pelo Mundo

| Hoje dia 1 de Abril, aquela que é uma das maiores referências culturais ligada ao design, à arquitectura e ao mundo dos artistas faz 100 anos.

A Staatliches Bauhaus, foi uma escola de design, artes plásticas e arquitectura de vanguarda na Alemanha, sendo ainda hoje uma das maiores e mais importantes expressões do que é chamado o modernismo no design e na arquitectura, tendo sido a primeira escola de design do mundo.

Walter GropiusCriada por Walter Gropius (um dos principais nomes da arquitectura do século XX) em 1919, a partir da reunião da Escola do Grão-Duque para Artes Plásticas, teve a intenção primária de ser uma escola combinada de arquitectura, artesanato, e uma academia de artes.

A maior parte dos trabalhos feitos pelos alunos nas aulas-oficina, foi vendida durante a Segunda Guerra Mundial.

Mies Van Der Rohe (arquitecto alemão e a quem se atribui a frase “menos é mais”), Wassily Kandinsky (artista plástico russo) ou Paul Klee (pintor e poeta alemão), foram algumas das personalidades que leccionaram nesta instituição.

Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo nazi, a Bauhaus foi fechada, também por ordem do governo. Os nazis opuseram-se à Bauhaus durante a década de 1920, bem como a qualquer outro grupo que não seguisse sua orientação política, considerada uma frente comunista, especialmente porque muitos artistas russos trabalhavam ou estudavam lá.

Hoje aquilo a que se pode falar de filosofia Bauhaus, está espalhada um pouco por todo o lado (inclusive nas nossas casas), nas peças de mobiliário prático que se usa nos dias de hoje.

Empresas como a IKEA, fundada por Ingvar Kamprad, falecido em Janeiro do ano passado, foram beber as suas criações a esta corrente de criativos que fizeram história e continuarão a fazer.

BauhausHoje, o Arquivo Bauhaus tornou-se um símbolo indiscutível da cidade de Berlim, não só pela história que nele está contido, mas também pela peculiaridade do edifício que o contém, as suas clarabóias distintas e o escritório de Walter Gropius preservado.

Para assinalar o centenário da escola, irão acontecer eventos e inaugurações ao longo de todo este ano, em especial nas três cidades que acolheram a escola: Weimar, onde nasceu, e as duas outras cidades para onde depois foi transferida, Dessau e de seguida Berlim.

Para mais informações sobre a Escola Bauhaus e sobre as iniciativas que terão lugar, poderá espreitar o seguinte sítio.

Fotos:
Louis Held, 1919 – Walter Gropius
Tillmann Franzen, 2018 – Edifício Bauhaus visto do lado sudoeste, Walter Gropius, Dessau, 1926
© Fundação Klassik Weimar – Museu Bauhaus Weimar, perspectiva do Foyer

Bauhaus

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
RSS
Facebook
Facebook
Instagram