“Eu Sou Conservatório Nacional”
A Comissão de Defesa da Escola de Música do Conservatório Nacional fez dia 20 de Março, um comunicado, ao qual o Jornal Dínamo® se junta na sua divulgação.
Na Sexta-Feira, dia 20 de Março, em resposta às repetidas solicitações por parte da comunidade escolar da EMCN, o Sr. Ministro da Educação, acompanhado por uma equipa de seis elementos – nomeadamente, o Sr. Secretário de Estado da Administração Educativa, o seu Chefe de Gabinete, a Adjunta e o Assessor do Sr. Ministro, o Sr. Director da DGEstE e o Sr. Director da Parque Escolar –, recebeu a Direcção da EMCN, acompanhada por alguns dos representantes da restante comunidade escolar (alunos, pais, professores e Conselho Geral) que integram a Comissão, no que tinha sido classificado, de antemão, como uma reunião de trabalho.
O Sr. Ministro reconfirmou, por um lado, a disponibilização da verba, já anunciada, de 43.500€ para obras imediatas (juntamente com o trabalho já a decorrer de avaliação do sistema eléctrico da escola), a ter início, de preferência, durante as férias da Páscoa, por forma a colmatar, pelo menos em parte, o problema causado pelo encerramento das 10 salas. Por outro lado, e para além disso, reconheceu inequivocamente a “necessidade de obras de verdadeira reconstrução e requalificação” do espaço que alberga a EMCN, cuja urgência se traduzirá nos passos seguintes:
1. Lançamento imediato (ainda durante as férias da Páscoa) de estudos arquitectónicos preliminares, a concluir num prazo máximo de cerca de um mês e meio a dois meses;
2. Uma visita do Sr. Ministro às instalações da EMCN, nos tempos próximos, a fim de inteirar-se, in loco e em concreto, da realidade da situação da Escola;
3. Abertura, imediatamente após a fase do levantamento preliminar, de um concurso de projecto com prévia qualificação (nacional ou internacional, dependendo das verbas em causa);
4. Projecto arquitectónico definitivo e detalhado;
5. Concurso para empreitada;
6. Início das obras “com a escola a funcionar”, em termos a definir durante as fases anteriores, consoante as especificações da intervenção de fundo a realizar.
O Sr. Ministro Nuno Crato e o Director da Parque Escolar garantiram que será mantido, em todas as fases deste processo, o diálogo com a Escola e o envolvimento máximo desta na elaboração e planificação das obras, respeitando “a especificidade do imóvel” e “a especificidade da Escola e do seu funcionamento”. O Sr. Ministro e o Sr. Secretário de Estado, por sua vez, asseguraram, que “foram recentemente viabilizados fundos comunitários” para o financiamento deste projecto.
Por parte da Comissão da EMCN, para além de fornecer toda a informação e documentação acerca da situação da Escola, foi veementemente sublinhada a necessidade absoluta da colocação rápida, eficaz e em tempo útil dos professores contratados, assim como de fazer reportar os contratos dos professores contratados no presente ano lectivo a 1 de Setembro de 2014, para que não percam a oportunidade de serem integrados no quadro a curto prazo e para que seja evitada a repetição dos graves problemas de instabilidade profissional e pedagógica, verificados anteriormente e garantir o início regular do ano lectivo. O Sr. Secretário de Estado garantiu que “essa situação está a ser tratada”.
A comunidade escolar está de parabéns pela firmeza, criatividade, empenho e sacrifício com que tem sabido defender a causa do Conservatório Nacional. Não temos qualquer dúvida de que, sem esta luta e sem a onda de solidariedade que ela gerou, as nossas perspectivas seriam bem diferentes. A Comissão coordenadora considera o resultado desta reunião como uma alteração qualitativa da atitude da tutela e espera que tudo o que foi dito e anunciado seja efectivamente concretizado, sublinhando, desde já, que se manterá atenta, cooperante e vigilante durante todo este processo.
Lisboa, 20 de Março de 2015
Ana Mafalda Pernão, Directora da EMCN;
Carlos Voss, Presidente do Conselho Geral da EMCN;
Elsa Maurício Childs, Presidente da Direcção da Associação de Pais da EMCN;
Patrícia Henriques, 1º Secretário da Assembleia Geral da Associação de Pais da EMCN;
Ana Raquel Alves, Presidente da Associação de Estudantes da EMCN;
Mariana Fernandes, Vogal da Associação de Estudantes (representante dos alunos do regime integrado);
Maria Vidal, Vogal da Associação de Estudantes (representante dos alunos do regime articulado);
Ana Filipa Cano, Aluna do regime supletivo;
Rita Carolina Silva, Aluna do regime supletivo;
Bruno Cochat, Professor do Quadro da Escola e membro da Direcção da Associação de Amigos da EMCN;
Barbara Schilling Tengarrinha, Professor do Quadro da Escola e membro da Direcção da Associação de Amigos da EMCN;
Luís Pacheco Cunha, Professor do Quadro da Escola.
Texto/Fonte: EMCN
Fotos: EMCN