ADORA Mediação Imobiliária
Visitar Goste da página Facebook CONTACTAR...

Filipa Vacondeus (1933 – 2015)

O Mundo da Gastronomia Mais Pobre

Foi aos 81 anos de idade que uma das grandes referências da Cozinha Tradicional Portuguesa nos deixou.

Filipa Vacondeus, era uma das caras mais carismáticas e amadas da televisão. Também conhecida pela “senhora dos restinhos” como era carinhosamente chamada, porque considerava que tudo era passível de se aproveitar quando se cozinhava, teve uma carreira longa e brilhante no mundo da gastronomia portuguesa, tendo levado a cabo vários programas de televisão e sido autora de vários livros de culinária.

Filipa VacondeusO seu percurso profissional foi muito variado.

Iniciou-se na TAP como hospedeira de bordo, sendo mais tarde assessora do presidente da Junta de Turismo da Costa do Sol, hoje denominada Costa de Lisboa, e secretária de administração de uma fábrica de montagem de automóveis em Setúbal.

Casou-se com José Vacondeus, Jornalista e Fundador de vários jornais (“O Tempo” e “O País”) ligados à direita portuguesa, e abriu um restaurante em Alfama, que acabaria por encerrar no período do Verão Quente de 1975. Instigada pelo marido começou a fazer crítica gastronómica nos seus jornais.

Depois de vários anos à frente dos mais conhecidos programas de culinária portugueses, Filipa Vacondeus estava de momento no Canal “24Kitchen”.

Este foi o seu último “aposento televisivo”, onde protagonizou o programa “À Boleia da Filipa”, ao lado de Filipa Gomes.

Para Filipa Gomes que partilhou o ecrã com a Filipa Vacondeus no programa ‘À Boleia da Filipa”, Filipa Vacondeus, ocupará sempre aquele lugar de Pessoa Incrível. “Mais do que um ídolo, perdi uma amiga… uma amiga que sabia viver como ninguém. Vou ter muitas saudades dela”.

Em sua memória, o “24Kitchen” emite todos os 13 episódios do “À Boleia da Filipa” hoje a partir das 15H35e no Sábado, dia 10 de Janeiro, a partir das 15H15.

Oiça a Homenagem a Filipa Vacondeus. Veja o video:

Fonte: Jornal Dínamo / Fox
Fotos: Fox

BoleiaFilipa-Lisboa-92

A sua avaliação
0 (0 votes)
Ser Biológico

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Instagram