Facebook Pixel

Recolha para a Reciclagem de Cápsulas de Café Usadas

Recolha para a Reciclagem de Cápsulas de Café Usadas 1

Ambiente Cascais

Cascais com Projecto Pioneiro

| Numa iniciativa inédita, entre a Cascais Ambiente e a Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), nasceu uma parceria, que reúne para já 12 marcas de café por um objectivo comum.

AICCNeste sentido, foi assim assinado um protocolo, esta manhã de sexta-feira, na Casa das Artes da Escola Básica e Secundária de Ibn Mucana (Alcabideche), entre a Cascais Ambiente, a Tratolixo e os vários parceiros comercializadores de café – Nestlé, Delta, MZBI, UCC e a associação AICC – para recolha e reciclagem das cápsulas de café usadas.

Bellissimo®, Bogani®, Buondi Caffè®, DeltaQ®, Nescafé Dolce Gusto®, Nespresso®, Nicola®, Segafredo®, Sical®, Starbucks®, Torrié® e UCC®, sob a égide da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC), juntaram-se para um projecto de Reciclagem de Cápsulas de Café.

A primeira iniciativa arrancou hoje, dia 25 de Novembro, com a Cascais Ambiente, através da disponibilização de mais um fluxo na rede de Ecocentros do Município, para a reciclagem de cápsulas de café usadas, com o objectivo de lhes dar uma nova vida, independentemente das marcas e dos materiais que as compõem.

Dra. Cláudia PimentelPara Cláudia Pimentel, Secretária-Geral da AICC, esta é “uma iniciativa pioneira de parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e várias marcas de café, que deixa a autarquia bastante honrada”.

Luís Almeida Capão, Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, salientou que, em Cascais “se trabalha todos os dias para criar soluções que não sejam mais caras para os munícipes e permitam o aumento da circularidade dos materiais. Ao se recolherem as cápsulas de café nos oito ecocentros existentes, aumenta-se de 12 para 13 fluxos recolhidos, optimizando capacidade de recolha da Rede de Ecocentros”.

Luís Almeida CapãoAo todo serão 8 Ecocentros fixos e móveis que estarão espalhados pelo Município e que agora passam a recolher também cápsulas de café usadas. Qualquer pessoa pode depositar as suas cápsulas usadas, independentemente das marcas ou dos materiais de que sejam feitas (plástico ou alumínio e borra de café) para que sejam totalmente recicladas.
Todos os locais da rede de Ecocentros podem ser consultados aqui

As cápsulas recolhidas nos Econcentros são entregues e armazenadas na Tratolixo.

As Borras de Café e o seu Destino

Também as borras de café têm um papel super importante. Ao serem separadas das cápsulas, convertem-se em composto orgânico para uso agrícola e outros produtos que promovem a circularidade; o alumínio colectado, uma vez que é infinitamente reciclável, pode ser transformado em novos objectos do quotidiano (esferográficas, lapiseiras, outros); e do plástico pode-se produzir um material, que se usará para fabricar novos objectos.

Carlos CarreirasPara o Presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, “este projecto só é possível andar para a frente, com a ajuda de todos. Tem de haver um esforço conjunto. Cada um de nós individualmente não conseguirá resolver qualquer problema. Os projectos não dependem de se as pessoas são altas, se são magras, se são do Benfica, do Sporting ou de outros clubes, ou do partido A ou B. Todos nós temos consciência, independentemente das várias tribos a que cada um pertence, que estas são questões fundamentais, que só unidos conseguiremos concretizar. É um objectivo comum. Há necessidades que são tão superiores a qualquer designo do dia-a-dia, que se nos prendermos com coisinhas pequenas, vamos estar a prejudicar-nos e a ser irresponsáveis”.

Para mais informação sobre este projecto, poderá visitar o sítio da Câmara Municipal de Cascais aqui ou nos sítios de cada marca de café envolvida neste projecto.

Fotos: Pedro Sousa Filipe

Ser Biológico
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Instagram