Facebook Pixel

D-Day, o Desafio Urbano Pioneiro

Discovery Channel

Discovery Channel| Foi um dia proposto, a que responderam cerca de 1000 pessoas, as quais com grande entusiasmo correram pela cidade de Lisboa desvendando um conjunto de actividades ou descobrindo que teriam de superar alguns desafios, uns mais fáceis, outros mais difíceis.

Mas comecemos pelo princípio, falamos de que desafio?

Falamos do Desafio D-Day, um evento pioneiro a nível mundial que o Discovery Channel, juntamente com a Zon propuseram à cidade de Lisboa.

A Praça do Comércio foi o quartel-general do D-DAY, uma experiência única que durante algumas horas converteu Lisboa num verdadeiro tabuleiro de jogo.

O Jornal DÍNAMO®, desta vez esteve duplamente presente, participando também neste divertido desafio. Testemunhou na primeira pessoa, a forma como os grupos andaram por variadíssimos pontos, os mesmos por onde estavam espalhados QR Codes que descodificavam cada tarefa e, claro, foi tarefa que também experimentámos.

Em relação às regras, as equipas podiam ser de 2 ou 4 elementos, cada uma delas munida do seu smartphone (indispensável para aceder às instruções e ao percurso).

As pessoas que aceitaram este desafio, inédito a nível mundial, percorreram animadamente Lisboa na noite de ontem (sábado) tentando o melhor desempenho num conjunto de provas físicas e intelectuais que reproduziam os vários géneros temáticos presentes na programação do Discovery Channel.

Os participantes puderam, ao longo de 4 horas percorrer lugares emblemáticos da capital portuguesa e, em cada um deles, tiveram de responder a perguntas relacionadas com a programação Discovery ou de enfrentar um desafio original, que os fez viver “na pele” o espírito Discovery como, por exemplo:

– na Doca da Marinha, no Terreiro do Paço, tiveram de reproduzir através da utilização de lasers de longo alcance, um triângulo equilátero;

– na Casa do Alentejo, na Rua das Portas de Santo Antão, um mágico de rua desafiou-os para um truque de ilusionismo;

– no Largo do Carmo enfrentaram uma prova de cozinha étnica;

– na Casa dos Bicos, sede da Fundação José Saramago, o desafio foi criar a partir de palavras soltas uma frase escrita pelo nosso prémio Nobel da Literatura;

– novamente na Praça do Comércio, agora no Lisboa Story Centre, os participantes tiverem de montar um puzzle 3D ilustrativo das estruturas arquitectónicas típicas do Portugal do século XVIII;

– num stand de carros de luxo da Avenida da Liberdade, tentaram adivinhar a marca de um carro apenas pelo som do motor;

– numa garagem do Conde Redondo “vestida” como uma “box” de Fórmula 1, cada equipa teve de mudar o mais rapidamente possível os pneus de um carro;

– na Praça da Alegria, com a ajuda dos Bombeiros Voluntários, o elemento mais ousado de cada equipa teve de descer uma parede em “rappel”;

– reproduzindo os muitos programas sobre armas emitidos no Discovery Channel, na Ribeira das Naus o desafio foi disparar um canhão de ar para tentar atingir um alvo a 25 metros de distância;

– e finalmente, no Clube Naval de Lisboa, situado no Cais do Sodré, aos participantes foi dado o desafio de pescarem mas, apenas depois de – bem ao estilo dos populares programas do Discovery Channel sobre Sobrevivência – construírem a sua própria cana de pesca improvisada.

No final, os vencedores das equipas de 2 e 4 pessoas que estavam visivelmente felizes, foram: Carlos Damásio da Cunha e Nuno Pereira (equipa de 2), e Pedro Pais, Jorge Carvalho, Vasco Grilo e Tomás Grilo (equipa de 4), os quais ganharam, uma viagem de 15 dias percorrendo a “Route 66”, a mítica estrada que atravessa os Estados Unidos de Este a Oeste, desde Chicago até Los Angeles.

Este ano o sucesso foi garantido, basta-nos esperar pela próxima edição no ano que vem.

Para os mais curiosos, a nossa prestação ficou aquém pois o telemóvel não colaborou obrigando à nossa desistência, mas sem dúvida, nos divertimos muito.

[ Fotografias ]  

Fotos: Press.in

D-DAY 2013

Instagram
Copiar ligação