Facebook Pixel

Test Drive | NISSAN NOTE 1.2 DIG-S

O sistema do Escudo de Protecção Nissan

O modelo europeu do Note apresenta uma dianteira com um design único e espelhos retrovisores esculpidos com indicadores de mudança de direcção incorporados. Estes espelhos são sem dúvida muito completos, principalmente no que toca ao ângulo morto, muitas vezes ignorado, não de propósito, mas porque simplesmente por vezes não é fácil de visualizar. O sistema BSW da Nissan utiliza a câmara de visão panorâmica traseira para detectar veículos em ângulos mortos de ambos os lados do NOTE. Em termos de retrovisores, há também a mencionar o aviso sonoro que realiza, sempre que um carro que vai ultrapassar, se chega um pouco mais perto do que deveria.

Outra funcionalidade do NOTE, é o sistema LDW que detecta se o veículo está a desviar-se da sua faixa de rodagem.
Com base de novo nas capacidades da câmara traseira, uma nova funcionalidade avisa o condutor de um objecto no seu caminho. O sistema MOD transmite um alerta sonoro e visual se alguém ou alguma coisa se está a mover atrás do automóvel, como por exemplo uma criança.

Inteligentemente integrado no sistema de Escudo de Protecção encontramos outra tecnologia Nissan que faz a sua estreia no segmento B – o Monitor de Visualização de Área Circundante (AVM). Este aclamado sistema retira o stress da marcha-atrás e do estacionamento paralelo.

Economia

nissan-note-1200ssBotão Eco Drive Encontra-se bastante visível, entre a caixa de velocidades e o travão de mão, para o caso de nos esquecermos de o ligar. Quando activado, surge no ecrã policromático outro medidor ecológico, denominado de eco-condução. Este tem a forma de uma faixa azul brilhante situada acima dos três indicadores principais no painel e um indicador LED verde de 5 pontos que exibe o nível de condução ecológica, dando pontos aos vários tipos de condução exibida. No final de cada viagem, o painel cria uma pontuação ecológica. Até mesmo em momentos um pouco mais acelerados a performance foi bastante acessível.

Eco Pedal Outro pormenor, é o indicador do pedal ecológico que toma a forma de um pequeno mostrador, exibindo uma escala de classificação com base na posição do pedal do acelerador.
Acelerações súbitas e fortes dão origem a uma classificação baixa, ao passo que acelerações mais suaves resultam numa classificação mais alta, indicando uma condução com menores consumos… apesar de que até com o meu pé pesado a classificação não foi nada por aí além.

Realço também que, o painel de instrumentos sugere a mudança que deve engrenar para se ter uma condução verdadeiramente económica.
Por isso, indicações para manter uma condução económica não faltam!

O próprio habitáculo está organizado de forma muito lógica com espaços de arrumação adicionais, em espaços pouco prováveis.

Em termos de quem viaja na parte traseira deste modelo, a pessoa que convidámos para o experimentar, sentiu-se confortável, achando que o espaço é sem dúvida uma mais-valia, mesmo com a versatilidade do banco (empurrado mais para a frente ou mais para trás).
Sem dúvida quando se viaja num carro, há aspectos que não podem de todo ser descurados, como a forma como as pernas se podem colocar ou ir sentado de forma tão confortável que quando nos levantemos para sair, após horas de condução não tenhamos dores nas costas. Sem dúvida em relação a este modelo a Nissan pensou nestes aspectos ao pormenor.

Instagram
Copiar ligação