Facebook Pixel

Test Drive | NISSAN NOTE 1.2 DIG-S

Bagageira

O NOTE permite-lhe transportar objectos até 1,7m de comprimento. Tem uma capacidade de 325 litros com os bancos traseiros na posição normal, sendo esta capacidade complementada por áreas de arrumação no piso inferior.
nissan-note1044sPara maximizar a bagageira, a Nissan tem como havia referido um banco traseiro deslizante que pode ser deslocado para a frente e para trás até 160 mm. Com o banco totalmente para a frente, a capacidade da bagageira aumenta 86 litros, proporcionando uma capacidade de 411 litros.
Mas há ainda outros aspectos, que é necessário tomar nota.
A placa Karakuri, é um espaço de múltiplas posições na bagageira que permite aos utilizadores do novo NOTE dividirem ou abrirem o espaço de carga de acordo com as suas necessidades.
Este nome, não foi dado ao acaso… Karakuri é o nome dado a bonecos, fantoches manipulados com as mãos, originalmente feitos entre o séc. 17 e 19. A palavra Karakuri significa “mecanismo” ou “truque”, sendo os gestos dos bonecos usados para uma forma de entretenimento.
A verdade é que usar este nome para a Placa, do Nissan NOTE faz todo o sentido uma vez que é algo que manipulamos, para nos ajudar e para nosso belo prazer.

Neste test drive, percorremos 395 kms e o computador de bordo indicava que podia percorrer mais 125 kms. Não fosse o meu pé algo pesado e o ar condicionado ligado, com certeza que poderia percorrer mais… Foram efectuados circuitos urbanos, onde a suspensão do Nissan se comportou bem em maus pisos e onde se notou a qualidade de construção pela ausência de ruídos parasitas; circuitos extra-urbanos e auto-estrada, onde o NOTE mostrou que este motor de 3 cilindros é excelente e muito suave, tanto em modo Sport como em Eco.

O Nissan NOTE que experimentámos foi o modelo 1.2 DIG-S Tekna Premium Dynamic Styling que fica no mercado por 21.790€ (s/ despesas), com uma cor apelativa, o Force Red e com estofos em pele e tecido.
Cilindrada: 1198; Potência: 98 cv; Binário: 147 / 4.400 rpm.
A caixa manual com 5 velocidades, tem tracção dianteira com consumos (urbanos/estrada/combinado): 5,2/3,8/4,3 lts/100km, respectivamente. Em termos de emissões de CO2, o valor é de 99 g/Km e a velocidade máxima que pode atingir são os 181 km/h. Numa aceleração dos 0-100 km, o tempo atinge os 11,7 segundos.

nissan-note-1200isUm bom motor é também sinal de segurança, e a Nissan, não descurou essa parte.
O Nissan NOTE tem um escudo de protecção, airbags de condutor e passageiro, tal como laterais à frente, incluindo cortinas laterais insufláveis.
O controlo automático da velocidade é também uma mais-valia, porque num carro tão confortável é dificil por vezes esquecer que já se ultrapassou a velocidade permitida.
Contém também sensores de chuva, aquele que já dispensa apresentações sistema Start/Stop e o avisador de Colocação dos Cintos de Segurança à frente.
Para muitos de nós, o facto de ter um sistema auxiliar de estacionamento é sem dúvida um grande ponto a favor.
Sempre que realizamos uma viagem, há que vigiar tudo, e os pneus não são uma excepção. Com o sistema de monitorização da pressão dos pneus podemos mesmo a meio de uma viagem corrigir algo que não esteja nas suas perfeitas condições.
Que não assuste os futuros condutores deste modelo, o facto de não ter um pneu sobresselente, uma vez que para além de proporcionar mais espaço na viatura, tem um espaço guardado para aquele que chamamos de “Kit Maravilha” de reparação de emergência. É só usá-lo e prosseguir viagem.

Em termos de opcionais, o Nissan NOTE tem, o Pacote Dynamic Styling que inclui vidros traseiros escurecidos, spoiler de tejadilho, volante exclusivo, pára-choques traseiro com acabamento carbono, frisos laterais, grelha dianteira em preto brilhante, pára-choques dianteiro desportivo e jantes em liga leve de 16” (corte de diamante).

É importante frisar que para melhorar ainda mais a eficiência do motor, o compressor tem uma embraiagem electrónica que lhe permite estar desligado do motor quando ele não é necessário, o que se traduz numa redução adicional das perdas devidas à fricção.

O Veredicto

nissan-note-1200ksO Nissan NOTE é sem dúvida uma belíssima escolha, para quem guia todos os dias na cidade ou mesmo para quem o usa mais aos fins-de-semana para passear sozinho ou em família. A cereja no topo do bolo seria uma buzina mais forte, pois esta não se evidencia: ouvir.
As suas dimensões são boas, até mesmo quando se deseja estacionar em sítios mais complicados, e em termos de manobras é possível realizá-las da forma mais rápida possível.
Quer se vá a guiar, ao lado do condutor, ou atrás, as opiniões são equilibradas e unânimes, em que existe um óptimo conforto.

A finalizar o nosso artigo, não queremos deixar de dar uma boa notícia para quem deseje comprar um Nissan NOTE.
Existe uma campanha que está em vigor que, para quem desejar comprar um Nissan NOTE, possa fazê-lo com 0% de juros. Saiba mais aqui.

Para mais informações acerca do Nissan NOTE, poderá visitar no site oficial.

[ Ver mais imagens ]

Fotos: Pedro Sousa Filipe

Instagram
Copiar ligação