Facebook Pixel

Test Drive | Renault CAPTUR

O novo crossover urbano

logo RenaultEstamos viciados em grandes novidades, e como gostamos sempre de falar de coisas que tornam a nossa vida mais fácil, não nos esquecemos nunca de falar dos carros, que hoje em dia mais do que objectos de luxo, ou de lazer, podem ser também ferramentas de trabalho.
O Renault Captur sem dúvida vem dar um banho de frescura para quem tem de passar, por exemplo, muitas horas dentro de um veículo, ou simplesmente desfrutar de uma viagem de longo curso ou curta distância.
O Jornal Dínamo®, testou este carro e dá-lhe nota positiva a muitos níveis.

O modelo que testámos foi Renault Captur Exclusive Energy dCi 90 – novo motor 1.461 cm3 (K9K Turbo), na cor “Arizona”. Segundo as informações recolhidas, percorremos 721,5 km, a uma velocidade média 43,4 km/h, tendo o consumo médio sido de 5,3 l/100 km. Este valor está acima do valor anunciado pelo fabricante (3,7 l/100 km), mesmo assim é muito bom para o uso que se deu. No total o consumo foi de 38,3 l., sendo o teste realizado em percurso misto (cidade, estradas nacionais e auto-estrada). O depósito tem a capacidade de 45 litros.

Uma coisa podemos dizer. Chegámos ao fim da viagem, com o sentimento do queremos mais.

Interiores

Este é um carro como já mencionámos com algumas novidades e alguns pormenores que podem fazer toda a diferença.

Renault CapturComecemos por dizer que esta viatura está equipada com o tablet multimédia Renault R-Link (opção), situado na zona central e ao alcance da mão.
Para quem ainda não está familiarizado com esta forma de interagir com um computador de bordo, o Renault R-Link foi concebido para ser utilizado com toda a segurança, devido ao ecrã táctil de 7″, ergonómico com pictogramas facilmente identificáveis. Este é um equipamento único no segmento que, para além da navegação, permite ver fotos e vídeos, ouvir música, consultar o email, navegar nas redes sociais, dotar o modelo de um ruído de motor específico e muitas outras funções. Usá-lo não é um luxo é uma conveniência, que se torna fácil, intuitiva e muito acessível.

Outro dos pormenores do Renault Captur é uma gaveta, no mínimo original. Trata-se da Gaveta Easy Life, que substitui o tradicional porta-luvas. Tem a capacidade recorde de 11 litros e também é de fácil acesso para o condutor. Achámos igualmente fantástico, poder personalizar esta gaveta com um led de cor diferente.

O Renault Captur conta também com bancos ergonómicos e com capas personalizáveis e removíveis.
Um dos problemas que a maioria das pessoas têm em relação aos bancos é que cada vez que se sujam, têm de se lavar e cada vez que se lavam vão perdendo a cor e para além disso, certos odores com o tempo vão-se entranhando. Com este tipo de capas é bem menos difícil de isso acontecer, uma vez que têm um fecho éclair e é fácil de retirar para lavar.
Em termos de ergonomia e para quem vai a guiar, a posição que os bancos adquirem é excelente, o que faz com que se possa conduzir por bastante tempo, sem sair meio empenado das costas. Os bancos traseiros, são também muito úteis uma vez que dão a possibilidade de deslizarem cerca de 16cm para a obtenção de um maior porta-bagagens.

Renault CapturSe procura uma chave comum, esqueça tudo o que conheceu até agora. O Captur, usa o Cartão Renault mãos livres, o qual serve de abertura, arranque e fecho após nos afastarmos.
Para ligar a viatura, depois de inserir o cartão numa ranhura, a seguir só tem que carregar no Botão Start/Stop e embraiagem e tão simples quanto isso, o carro está ligado.

Depois, de nos pormos a caminho, é muito bom saber que poderemos conduzir em modo económico, ainda para mais nos tempos que vão correndo, e para isso o Renault Captur tem um botão (comando) junto ao travão de mão, onde se pode escolher conduzir em modo ECO, sem dúvida uma atitude boa para o planeta. Não queremos esquecer também o facto dos indicadores (verde, amarelo e laranja), que nos mostram o estilo de condução e ajudam a conduzir com o pé um pouco mais leve.

Outro pormenor importante e que não se pode deixar de mencionar é a tecnologia Stop & Start, que favorece a economia de combustível, graças à desactivação do motor quando o veículo pára. Quando o sinal abrir já sabe, vai sentir um rearranque quase imediato, suave, sem vibrações e sem preocupações.
Aqui entre nós, chamamos-lhe o botão Zen.

Um porta-bagagens espaçoso é sem dúvida o sonho de qualquer pessoa. O piso móvel permite obter um piso plano, um volume maior de porta-bagagens e dividir o porta-bagagem conforme o que se desejar carregar.

Exteriores

Renault CapturOs interiores de um carro são sem dúvida super importantes, afinal conduzir em segurança e com qualidade é o que o mais comum dos mortais deseja.
Mas também gostamos de conduzir com estilo, sentindo-nos bem com a imagem. Afinal sermos, um bocadinho vaidosos, também não faz mal a ninguém e nesse sentido há coisas que são importantes mencionar.

As linhas fluídas do carro, dão-nos uma sensação de segurança e para agradar a todos é possível combinar as cores da carroçaria. Um vasto leque de opções permitem conferir uma personalidade própria a cada Renault Captur.
Para além disso, o facto de ser mais alto que um comum automóvel ligeiro de passageiros, faz com que a visibilidade seja boa de todos os ângulos.

O modelo que experimentámos não tinha câmara de auxílio ao estacionamento mais radar de marcha atrás, uma vez que estes equipamentos são opcionais. Sem dúvida, aconselhamos a ver este opcional como um must have, uma vez que cada vez mais em certas circunstâncias temos de ser rápidos a estacionar e não queremos ter problemas com algum toque, que danifique a pintura do carro (o nosso e o de outrém), ou algo pior.

Desempenhos e Consumos

Este é um lugar comum e sempre cliché, mas este é também um assunto que interessa a todos, afinal quando não vale conduzir um bom carro e ainda por cima gastar pouco.

Com um novo motor Diesel 90 cv, vai economizar quer queira quer não, e logo aí vai ficar feliz com a sua escolha. Se a juntar a isso lhe disser que o Renault Captur recupera a energia na travagem, na fase de desaceleração, então vai sem dúvida ficar mais rendido.
Com este sistema, conhecido por ESM (Energy Smart Management), o alternador carrega a bateria que alimenta os sistemas de aquecimento e de ar condicionado, o rádio, os faróis e a direcção assistida eléctrica.

A terminar damos como já é nosso apanágio o veredicto final.

Se procura um carro, com baixos consumos e que sirva para viagens mistas, então encontrou o carro ideal para si.
“Perca” ou “ganhe” tempo e vá espreitar este modelo e informe-se de tudo ao mais ínfimo pormenor. Quem sabe não o ajudámos a encontrar o carro dos seus sonhos.

Preços

Quanto a preços, o Renault Captur é comercializado, a partir dos 15.450€ (Energy TCe 90 Expression), enquanto a versão diesel de entrada de gama pode ser adquirida por 18.950€. A exemplo da restante gama Renault, o Captur é abrangido pelos 5 anos ou 150.000 quilómetros de Garantia Renault. Mais informações.

Fotos: Pedro Sousa Filipe / Renault

 

 

Comentar

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Instagram