ADORA Mediação Imobiliária
Visitar Goste da página Facebook CONTACTAR...

Apresentação do Livro “Algo com Algas” | Chef Pedro Mendes

Ser Biológico

Estação Sul Sueste – Terreiro do Paço

Algo com Algas - lançamento do livroPodemos sempre dizer que livros há muitos e que fazer a sua escolha pode ser um trabalho hercúleo, ainda para mais, no meio da gastronomia onde há tanto para falar. Indiscutível é que existam muitos livros como o que o Chef Pedro Mendes, decidiu realizar, sendo que a sua base é algo que na cozinha ocidental ainda é muito pouco explorado.

“algo com Algas” é aquele livro que o poderá surpreender pela positiva, ou se mesmo assim ainda achar estranho pense que primeiro se estranha, mas depois se entranha.

A ideia do Chef Pedro Mendes, é precisamente uniformizar o uso das algas nos pratos do dia-a-dia tornando-os mais saudáveis, uma vez que as algas têm propriedades importantes e mais, também mais interessantes.

O Jornal Dínamo, esteve à conversa com o Chef Pedro Mendes que nos falou um bocadinho acerca do livro e de como surgiu a sua ideia. “Já trabalho com algas há algum tempo, mas a ideia fundamental aqui é democratizar o consumo das algas na nossa alimentação. Nós temos em Portugal imensas espécies de algas e elas são extremamente versáteis e muito nutritivas. Existem muitas na nossa costa e há pessoas a fazer um trabalho notável na produção de algas para a alimentação, como a “Alga Plus” que ajudou na produção deste livro. Chef Pedro Mendes em entrevista por Jornal DínamoO que quis com este livro foi como já mencionei “democratizar” o uso das algas nos nossos pratos. No livro poderemos encontrar muitas receitas muito usuais e portuguesas, como caldeiradas, feijoadas, arroz de marisco, e outras que tão bem conhecemos, onde faço a sugestão de usar as algas nesses pratos. Tenho uma abordagem empírica e sou um estudioso por natureza e interessa-me saber como as coisas funcionam. Em relação às algas descobri que têm um valor nutritivo fabuloso, mas claro que o meu primeiro interesse foi saber se funcionava em termos gastronómicos e funcionou claro (risos). Na altura ainda não havia ninguém em Portugal a produzir. Havia uma empresa espanhola, mas fazia um trabalho muito de nicho e portanto não se encontrava em todo o lado. Ainda bem que agora as coisas estão a mudar e só espero que comece a haver mais supermercados comuns que vendam, pois já existem alguns que o fazem.”

Em relação aos vinhos, o Chef Pedro Mendes explicou como surgiram. “Resolvemos fazer uma parceria com os “Vinhos de Lisboa” e acabámos por entretanto provar os vinhos e fez sentido depois, escolher um vinho que ficasse bem a acompanhar cada prato, neste caso os pratos são 40, logo apresentamos a sugestão de 40 vinhos.”

De todas as receitas, perguntámos ao Chef qual é que ele acha que será a receita que irá chamar mais a atenção e a vontade de experimentar e a resposta foi peremptória. “Há uma comida que é muito portuguesa, que até teve um Chef (o Chef Fausto Airoldi), a sugerir que ela se tornasse uma técnica de cozinha que é o “Brás” que penso vai ser daqueles que as pessoas vão querer experimentar. Hoje em dia fazem-se muitos pratos de “Brás” e então eu resolvi fazer um “Brás de Algas” e penso que vai ser uma grande surpresa.”

Algo com Algas - lançamento do livro

“algo com Algas” foi fotografado por João Marques, que é acima de tudo um fotógrafo mais artístico e que nunca tinha fotografado comida e esta foi mais uma das surpresas que o Chef Pedro Mendes contou, que queria a perspectiva de quem nunca tinha fotografado comida e gostou muito do resultado.

O projecto nasceu de uma parceria com João Pedro Rato (“Mutante”), um dos grandes impulsionadores do projecto, e conta com diversos parceiros que apostaram nesta nova aventura de Pedro Mendes, como a “Alga Plus”, André Algo com Algas - lançamento do livroTeodoro, Arroz “Bom Sucesso”, Câmara Municipal de Lisboa, “Capri”, “Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa”, “Lugrade” Bacalhau, Luís Ribeiro, Miguel Santana, Restaurante “Cabana do Pescador”, “Ria Fresh”, “Rota do Peixe” Peixaria, “Salmarim”, “Vista Alegre” e “Wisdom Valley”.

“algo com Algas” estará disponível a partir de 28 de Maio, dia em que será oficialmente apresentado à imprensa e parceiros e poderá ser adquirido através do e-mail: books@mutante.pt. Estará disponível em dois formatos: impresso e digital, com um preço de venda de 24,99 euros (portes de envio incluídos para Portugal Continental) e 19,99 euros (Apple Books e Google Livros).

O leitor poderá ainda apreciar as harmonizações de vinhos conjugados com cada uma das receitas num apoio fundamental por parte dos “Vinhos de Lisboa”, da responsabilidade de Patrícia Serrado, João Pedro Rato e do próprio Chef Pedro Mendes.

Chef Pedro Mendes

Nasceu em Carnaxide, mas a família materna é de Beja e o avô de Estremoz. Cresceu com a gastronomia alentejana em casa e foram muitas férias passadas em Beja ao longo dos anos, pelo que, este lisboeta se sente em grande parte alentejano, identificando-se com a terra e com as gentes. No Alentejo sente-se em “casa”.
Pedro Mendes começou a sua história na cozinha na Bélgica, tendo percorrido outros países europeus, como Holanda, França, Inglaterra e Irlanda. Regressou a Lisboa em 2001 e foi co-proprietário e Chef no restaurante “39 Degraus” (Cinemateca Portuguesa), no “MMCafé” (Teatro Maria Matos) e no “São Jorge Café” (Cinema São Jorge).
Em 2007, mudou-se para o Algarve tendo passado pelos restaurantes “Way Point”, no Marina Club Hotel, em Lagos; “The Dolphin Restaurant” e “A Concha”, ambos na Praia da Luz. Também aqui teve o seu próprio espaço, o “Restaurante & Taberna by Pedro Mendes”. Em 2012, Pedro Mendes viu o seu nome entrar para o Guinness World Records, ao coordenar a confecção da “Maior Omeleta do Mundo”, em Ferreira do Zêzere. Em 2013, inicia-se como Chef executivo do “Alentejo Marmòris Hotel & SPA”, e, em 2015, Chef consultor do “Maria Pia” em Cascais.
O “chamamento” do Alentejo foi mais forte e levou-o de volta ao “Alentejo Marmòris Hotel & SPA”, em finais de 2017. Entre 2015 e 2021 destaca-se ainda a sua participação na revista “Mais Alentejo” com a publicação regular de receitas e crónicas.

Algo com Algas - lançamento do livro

Fotos: Pedro Sousa Filipe

Scroll Up
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Instagram