ADORA Mediação Imobiliária
Facebook ADORA Gostar / Seguir página! Contactar ADORA...... pub

Exposição internacional celebra 100 anos de Marilyn Monroe

“Marilyn: Icon of the Century” chega à Praça Central do Colombo a 17 de Junho e convida os visitantes a descobrir a mulher por detrás do maior ícone de Hollywood

| A 1 de Junho de 2026, Marilyn Monroe celebraria 100 anos. Para assinalar o centenário de uma das figuras mais icónicas da cultura pop mundial, o Colombo vai receber amanhã, dia 17 de Junho, “Marilyn: Icon of the Century”, uma exposição internacional inédita em Portugal. Integrada no projecto “A Arte Chegou ao Colombo”, estará patente na Praça Central até 30 de Agosto, com entrada gratuita.

A mostra propõe uma viagem intimista pela vida, pela carreira e pelo legado cultural da eterna lenda de Hollywood, através de mais de 100 objectos originais, entre de vestuário, acessórios, documentos pessoais, itens do quotidiano, fotografias, obras de arte, conteúdos multimédia, adereços de filmes e referências a alguns dos momentos mais emblemáticos da sua carreira, como “Gentlemen Prefer Blondes”, “The Seven Year Itch”, “Bus Stop” ou “Some Like It Hot”. As peças são provenientes da Ted Stampfer Collection, a maior colecção privada do mundo dedicada à actriz e a única integrada numa exposição internacional itinerante.

 

Com 12 núcleos, o percurso começa no “Nascimento & Primeiras Influências” (1926 – 1938) e culmina em “Imortalização & Legado” (1962), passando por fases como “Adolescência & Carreira de Modelo” (1939 – 1946) e “Nova Vida em Nova Iorque” (1955), proporcionando uma experiência imersiva.

A experiência inclui ainda “FLASH”, uma sala imersiva concebida pelo Grandpa’s Studio e com curadoria da SOTA – State of the Art, que parte do imaginário visual construído em torno de Marilyn Monroe para transformar imagens icónicas numa experiência sensorial. Através de projecções, luz, vídeo e uma banda sonora envolvente, o espaço convida os visitantes a mergulhar num fluxo de memórias sem narrativa linear, onde fotografias amplamente reconhecidas ganham uma nova dimensão emocional.

Ted Stampfer

© Brentwood GmbH

Tudo foi pensado ao pormenor por Ted Stampfer, o coleccionador e curador desta exposição. O pavilhão expositivo, que será instalado na Praça Central do Colombo, foi desenhado como um museu temporário contemporâneo, pelo Diogo Aguiar Studio, e recria a dualidade entre Marilyn Monroe e Norma Jeane – a figura pública e a mulher por detrás da personagem. 

“Estas peças únicas da vida de Marilyn oferecem-nos uma visão autêntica da pessoa por detrás do ícone e permitem-nos, ainda hoje, aproximarmo-nos da sua verdadeira identidade – uma verdade que perdurou ao longo do tempo”, refere Ted Stampfer.

“A Arte Chegou ao Colombo continua a afirmar-se como um projecto pioneiro capaz de trazer até ao centro comercial exposições de dimensão internacional e experiências culturais ímpares. Receber uma mostra dedicada a Marilyn Monroe, no ano do seu centenário, reforça o nosso posicionamento enquanto espaço de encontro entre cultura, arte e entretenimento”, afirma Paulo Gomes, director do Colombo.

A exposição integra a programação de “A Arte Chegou ao Colombo”, um projecto cultural lançado em 2011 com o objectivo de aproximar o público da arte de forma acessível. Ao longo dos últimos anos, a iniciativa já levou ao centro comercial exposições como “Leonardo Da Vinci – Experiência de Arte Imersiva”, “100 Anos de Nadir Afonso”, “CARRY ME – 100 Anos de Malas” e “Mergulho. As Paisagens de Vanessa Barragão”.

Marilyn Monroe

Marilyn Monroe

Esta edição conta com o apoio da Fundação D. Luís I, que está igualmente a celebrar o centenário de Marilyn Monroe, através da exposição “Becoming Marilyn – Fotografias da Colecção MUUS”, patente no Centro Cultural de Cascais até 6 de Setembro de 2026. Esta é uma sugestão que já pode ser visitada e reúne as fotografias que André de Dienes (1913–1985) captou de Marilyn ao longo de uma década, desde o encontro fulminante de Novembro de 1945, quando Norma Jeane Baker tinha apenas 19 anos e era uma modelo completamente desconhecida, até às sessões nocturnas dos anos de insónia e depressão, em que a vulnerabilidade é palpável. Imagens íntimas e espontâneas que acompanham a metamorfose de uma jovem na estrela mais fotografada do mundo.

“Marilyn: Icon of the Century”

Datas: 17 de Junho a 30 de Agosto de 2026

Local: Lisboa, Colombo – Praça Central, Piso 0

Horário: Todos os dias, das 10h00 às 22h00

Entrada: Gratuita

Além da visita livre à exposição, disponível diariamente, há ainda seis visitas guiadas ao longo do Verão, espalhadas por diferentes sábados, sempre às 11h00. Em Junho, acontecem já nos dias 20 e 27, em Julho têm lugar a 4, 18 e 25, e a última oportunidade está agendada para 22 de Agosto.

 

Marilyn Monroe

Jornal DÍNAMO
Instagram