Facebook Pixel

Ciclo de Cinema Lux 2024 na Cinemateca Portuguesa

A Cinemateca e o Parlamento Europeu em Portugal apresentam os cinco filmes candidatos ao LUX – PRÉMIO EUROPEU DO PÚBLICO PARA O CINEMA, com o objectivo de promover o cinema europeu. 

08/02/2024, 19H00

20 000 ESPÉCIES DE ABELHAS

© Gariza Films

20.000 ESPECIES DE ABEJAS
20.000 ESPÉCIES DE ABELHAS
de Estibaliz Urresola Solaguren
Espanha, 2023 – 129 min
O primeiro filme realizado por Estibaliz Urresola Solaguren é um drama sobre as relações familiares, o crescimento, a auto-descoberta e a identidade de género. Durante um verão passado numa localidade do País Basco, na casa da sua tia-avó, rodeada de colmeias, uma criança de oito anos partilha com a família e os amigos o seu desconforto com a forma como é abordada pelas pessoas, através de um nome oficial com o qual não se identifica. Num universo marcado pela presença de diferentes gerações de mulheres, revela-se a diversidade e complexidade daquela que é a experiência feminina.

12/02/2024, 19H00

A IRMANDADE DA SAUNA

© Alexandra Film

SAVVUSANNA SÕSARAD
A IRMANDADE DA SAUNA
de Anna Hints
Estónia, França, Islândia, 2023 – 89 min
Em SAVVUSANNA SÕSARAD, Anna Hints explora os rituais e as tradições ligados à sauna, que caracterizam a comunidade Voro, da Estónia. Neste documentário, um grupo de mulheres reúne-se para uma destas práticas, no meio de uma luxuriante floresta verde no sul do país. Na escuridão segura da sauna, estas mulheres despem-se por completo, partilhando os seus pensamentos e segredos mais profundos, libertando-se e reencontrando força através de um sentido de comunidade. Uma obra profunda que celebra a solidariedade feminina e as tradições ancestrais.

14/02/2024, 19H00

A SALA DE PROFESSORES

© if… Productions

DAS LEHRERZIMMER
A SALA DE PROFESSORES
de Iker Çatak
Alemanha, 2023 – 98 min
Carla inicia o seu primeiro emprego como professora de matemática e educação física do ensino secundário. Tudo parece correr bem, até que uma onda de furtos perturba o ambiente escolar. Quando um estudante turco é acusado de ser o responsável, a professora decide investigar por conta própria. À medida que se aproxima da verdade, Carla é confrontada com dilemas e obstáculos que trarão consequências para vários membros da comunidade escolar e para a estabilidade da instituição.

19/02/2024, 19H30

SOBRE L’ADAMANT

© TS Productions

SUR L’ADAMANT
SOBRE L’ADAMANT
de Nicolas Philibert
França, Japão, 2023 – 109 min
Adamant é um centro de dia peculiar, uma estrutura flutuante localizada no rio Sena, no centro de Paris, que acolhe adultos que sofrem de perturbações mentais, oferecendo-lhes cuidados e ajudando-os a reconectar-se com o mundo. Em SUR L’ADAMANT, o mais recente documentário de Nicolas Philibert, são-nos dados a conhecer não apenas os pacientes, mas também os cuidadores desta instituição, que tentam combater a deterioração e desumanização da psiquiatria. O filme recebeu o Urso de Ouro na última edição do Festival de Berlim.

22/02/2024, 19H00

FOLHAS CAÍDAS

© Sputnik Oy

KUOLLEET LEHDET
FOLHAS CAÍDAS
de Aki Kaurismäki
Finlândia, Alemanha, 2023 – 81 min
Uma tragicomédia sobre duas pessoas solitárias que se cruzam na noite de Helsínquia. Em busca do primeiro grande amor, o casal tenta formar uma relação que será constantemente ameaçada pelo alcoolismo do homem, e pelos diversos obstáculos que a vida parece colocar no caminho daqueles que procuram a felicidade.

Cinemateca: Rua Barata Salgueiro 39, Lisboa

Sobre o Lux Prémio do Público:
O LUX – PRÉMIO EUROPEU DO PÚBLICO PARA O CINEMA (ou LUX Prémio do Público) é atribuído anualmente pelo Parlamento Europeu e pela European Film Academy, em parceria com a Comissão Europeia e a Europa Cinemas. O prémio baseia-se no antigo Prémio LUX, o prémio de cinema do Parlamento Europeu criado em 2007 como símbolo do empenho do Parlamento Europeu na cultura, e no People’s Choice Award atribuído pela European Film Academy. Ao continuar a construir pontes em toda a Europa – um dos objectivos do Prémio LUX -, são divulgados filmes que abordam temáticas transversais ao debate público europeu. O prémio visa reforçar os laços entre a política e os cidadãos, convidando os espectadores europeus a tornar-se protagonistas activos, votando nos seus filmes favoritos.
Até 14 de Abril é possível votar online para escolher o filme LUX Prémio do Público. O vencedor vai ser conhecido dia 16 de Abril.

 

Ciclo de Cinema Lux

Instagram
Copiar ligação