Facebook Pixel

Apresentação da TCV Internacional – Televisão de Cabo Verde

Radisson Blu Hotel

| A internacionalização não pára e chegou a altura de Cabo Verde disponibilizar em Portugal um canal destinado às comunidades emigrantes e seus descendentes em todo o mundo.

A “Thema”, empresa detentora do canal, deu início a negociações comerciais com os operadores e já realizou parcerias com a Cabovisão (canal 135 da grelha), Zon (Posição 192) e Meo (Posição 231).

Já a partir deste mês, a comunidade cabo-verdiana em Portugal poderá passar a desfrutar do canal de forma gratuita durante o mês de Maio. Depois passará a pagar 5 Euros mensais, para ter acesso ao TCV.

Edna MoreiraEdna Moreira, administradora da Rádio Televisão cabo-verdiana, falou um pouco acerca deste lançamento. “Acerca de um ano a rádio televisão cabo-verdiana colocou a si mesmo o grande desafio de levar a actualidade política, económica, social, cultural e desportiva a todos os cabo-verdianos que se encontram na diáspora. Este desafio foi abraçado com muita seriedade e responsabilidade pela direcção do canal TCV e por todos os envolvidos. É importante salientar que este é um projecto fortemente apoiado pelo governo de Cabo Verde cujo objectivo final é levar aos cabo-verdianos espalhados pelo mundo, as grandes questões do país e assim poderem participar de forma activa no desenvolvimento de Cabo Verde. Também com as novas tecnologias encurtámos as distâncias e abrimos mais possibilidades. Nesta primeira fase, a programação terá em conta diferenças horárias entre os diversos países procurando fazer a reposição de programas e noticiários de modo a satisfazer todo o público. Escolhemos fazer este primeiro lançamento em Portugal porque é um país com o qual temos relações estreitas de amizade, relações de sangue, língua e que recebeu de braços abertos a nossa comunidade emigrante”.

A finalizar, Edna Moreira salientou ainda que a escolha do dia 3 de Maio para o lançamento do canal foi propositada, para que coincidisse com o assinalar do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

Fernanda FernandesTambém a Ministra das Comunidades de Cabo Verde, Fernanda Fernandes, deixou algumas palavras acerca do lançamento em Portugal da TCV Internacional. “Somos uma nação que ultrapassa a suas fronteiras físicas… o mesmo é dizer que estamos espalhados por todo o mundo. Calcula-se que existam cabo-verdianos em mais de 25 países e só nos Estados Unidos da América estima-se que estejam mais, dos que vivem nas ilhas de Cabo Verde. Nós somos uma terra muito amada, e que tem amigos que também amam aquela terra. Em Portugal, neste momento e especificamente Lisboa que é uma cidade emblemática e também penso que posso dizer crioula onde existe uma placa giratória da diáspora cabo-verdiana. Daí que faz todo o sentido que este lançamento tenha sido aqui feito em Lisboa, e congratulamo-nos com ela. Acreditamos que através da informação, quanto mais se conhece, melhor se age, melhor se interage”.

“Thema” foi fundada em Janeiro 2005 por François Thiellet.

Sedeada em Paris, a “Thema” conta com 3 filiais internacionais e trabalha com mais de 9 agentes representativos nos principais mercados europeus.

Fotos: Pedro Sousa Filipe

Info TCV

Instagram
Copiar ligação