Facebook Pixel

“Deschide Usa Crestine”

IV Festival de Tradições e Costumes de Inverno 

A chegada do Inverno deu início às celebrações natalícias, neste caso do Festival de Tradições e Costumes de Inverno, “Deschide Usa Crestine” (Abre a Porta Cristão).

Mais de 200 participantes das Diásporas Moldava, Romena, Ucraniana, Búlgara, Polaca e Checa, e também artistas moldavos e grupos artísticos portugueses integraram a quarta edição do Festival. Realizado pelo Centro de Cultura e Arte “Trei Culori” (Três Cores), no Cine-Teatro São João em Palmela, o espectáculo reuniu num só palco cantigas e números artísticos alusivos às tradições de Inverno de vários países.

Apesar das diferenças culturais, fizeram-se ouvir mensagens de esperança e de paz em cada palavra.

“No Novo Ano que vem, não se esqueçam de se tornarem melhores, mais humanos e de acreditarem em magia”, este foi o recado transmitido por um grupo de crianças numa canção natalícia.

“É um Festival que juntou os povos e ganhou uma dimensão internacional” afirmou o Embaixador da Moldávia em Portugal, Valeriu Turea depois de ter presenteado os espectadores com uma canção do folclore moldavo, frisando ainda que “cada associação artística que participou no evento foi admirável, mas que todas juntas brilharam”. 

 

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Instagram