Facebook Pixel

Apresentação do “Palco Tejo”, no Espaço Parque Tejo-Lisboa

Rock in Rio Lisboa 2024

| O Rock in Rio Lisboa 2024 está cada vez mais perto e foi a altura de apresentar mais um Palco que promete fazer mexer, quem por lá passar.

O “Palco Tejo” do Rock in Rio Lisboa, foi apadrinhado pelos Ornatos Violeta, que vão trazer um concerto muito especial para celebrar os 25 anos da edição do seu icónico segundo álbum “O Monstro Precisa de Amigos”.

No momento da apresentação, cada um dos membros foi convidado a deixar o print da sua mão e receberam uma fotografia para a posteridade do seu apadrinhamento a este palco.

Esta ideia, nasce em homenagem ao novo recinto do festival, para celebrar o talento, a criatividade e a diversidade de sonoridades e nacionalidades presentes em palco, e não só.

O “Palco Tejo” será mais um ponto de convergência para os amantes de música, que procuram o magnetismo de uma experiência colectiva e inesquecível, ao qual o Rock in Rio Lisboa, já nos habituou, numa edição muito especial em que comemora 20 anos.

Ornatos Violeta

O Rock in Rio Lisboa, promete elevar cada vez mais a experiência de entrega e partilha de emoções a um nível superior. Na 10ª edição do festival em Portugal, os Ornatos Violeta irão trazer grandes êxitos como “Ouvi Dizer”, “Capitão Romance”, “Dia Mau” e “Chaga”, onde teve convidados como Vítor Espadinha, Gordon Gano (Violent Femmes), Corvos e foi eleito Álbum do Ano em 1999, nos Prémios Blitz.

Recorde-se que os Ornatos Violeta terminaram a carreira em Outubro de 2002, após cinco anos de muita actividade e sucesso a nível nacional.

Em 2012, os Ornatos Violeta regressaram aos palcos e esgotaram sete datas nos Coliseus de Lisboa, Porto e Micaelense, na ilha de São Miguel. Desde então, a banda tem tocado ao vivo em situações especiais e grandes festivais porque o culto continua vivo.

A banda criada por Manuel Cruz (voz), Peixe (guitarra), Nuno Prata (baixo), Kinorm (bateria) e Elísio Donas (teclados), é uma referência em Portugal há mais de 30 anos e as suas músicas continuam a fazer parte das playlists das rádios.

Mas no dia 15 de Junho, há rock no Rock in Rio Lisboa e a máxima estende-se a todos os palcos de música. No palco novo do festival as guitarras serão rainhas nas mãos da selecção nacional de luxo formada pelos Blind Zero, Peste & Sida e The Legendary Tigerman, que se juntam aos já anunciados californianos Rival Sons.

Com um percurso ímpar na música nacional, os Blind Zero celebram este ano de 2024, 30 anos de carreira com a edição do álbum “Courage and Doom”, o esperado sucessor de “Often Trees”, editado em 2017. Nascidos na década do rock e do grunge, somam milhares de discos vendidos, 9 álbuns editados e um DVD ao vivo para a MTV em Milão.

A banda de Miguel Guedes faz parte da história da música em Portugal e o novo disco atesta boa forma do quarteto do Porto.

Mais um nome incontornável da música nacional são os Peste & Sida. A comemorar 37 anos de história em 2024, foram uma das bandas mais icónicas e de referência nos anos 80 e continuam a dar cartas no panorama do rock português.

Editaram em 2023 o oitavo álbum de originais, “Não Há Pão”, e somam actualmente mais de 40 mil ouvintes no Spotify. Depois de vários ajustes na formação da banda, os Peste & Sida são compostos por João San Payo (voz e baixo), João Alves (voz e guitarra), Sandro Oliveira (bateria e voz) e Ricardo Barriga (guitarra).

The Legendary TigermanE como não se pode falar de rock em Portugal sem falar em Paulo Furtado – The Legendary Tigerman, este é um músico que não poderia faltar neste palco. E foi logo no dia de apresentação do “Palco Tejo” que foi possível ouvir um bocadinho daquilo que este artista ímpar, vai apresentar no Rock in Rio Lisboa, onde também foi possível ver e ouvir uma actuação em estilo showcase de ProfJam que actuará neste palco a 23 de Junho.

Com uma carreira consolidada no panorama português e internacional, numa mescla que une géneros como o blues, rock, garage rock e o punk, aquele que é apelidado de “One Man Band”, oriundo de Coimbra, tem a capacidade de tocar guitarra, harmónica e bateria sozinho em palco.

Este ano vai levar ao “Palco Tejo” o álbum “Zeitgeist”, editado em 2023, onde pela primeira vez, Paulo Furtado compôs com sintetizadores modulares em vez de guitarras, e que conta com participações de artistas de renome nacional e internacional, como Anna Prior, Asia Argento, Best Youth, Calcutá, Delila Paz (The Last Internationale), Jehnny Beth, RAY, Sarah Rebecca e Sean Riley.

Rival SonsHá uma outra banda à qual podemos assistir no dia 15 de Junho. Naturais da Califórnia, nos EUA, os Rival Sons estão também convocados para o dia dedicado ao rock, no Rock in Rio Lisboa.

Parceiros de estrada de ícones globais do rock como Alice Cooper, Black Sabbath, AC/DC e Deep Purple, a par das mais variadas distinções dentro da especialidade em reconhecimento de álbuns como o mítico “Pressure & Time”, “Hollow Bones” e “Feral Roots”, os Rival Sons estão de volta à estrada com dois motivos muito fortes para actuar no Rock in Rio Lisboa: “Darkfighter” e “Lightbringer”. Os dois álbuns que a banda de Jay Buchanan editou em 2023, dão o mote para este regresso a Portugal.

E tudo isto é só mesmo uma pequena amostra do que poderá esperar deste Palco, que é mais um, a dificultar a escolha num Festival que é já ano sim, ano não, uma referência no panorama musical em Portugal.

A 10ª edição do Rock in Rio Lisboa decorrerá nos dias 15, 16, 22 e 23 de Junho de 2024, na nova Cidade do Rock, no Parque Tejo-Lisboa, onde a par dos outros palcos, os fãs poderão usufruir de uma experiência única e memorável cheia de animação e muito entretenimento.

Para mais informação sobre o evento, visite o Site Oficial

Fotos: Pedro Sousa Filipe

Instagram
Copiar ligação