Ante-estreia para Professores
| Muitos dos filmes que mexem connosco, são aqueles que são inspirados em histórias reais. Mais ainda, quando isso implica uma realização importante. “Uma Turma Difícil” é um deles.
Mais do que um filme ele é uma tomada de consciência para todos nós, os que são pais, os que são professores e educadores.
Foi nesse sentido que a Outsider-Films decidiu realizar uma ante-estreia para professores, porque o assunto é sério e muito importante.
Baseado numa história verídica, “Uma Turma Difícil”, tem como cenário o Liceu Léon Blum, em Créteil (arredores de Paris), onde uma professora de história decide inscrever a sua turma mais problemática do 10º ano no “Concurso Nacional da Resistência e da Deportação”, mesmo contra os desejos do próprio reitor da escola. Aquilo que poderia ser um desastre, torna-se uma experiência transformadora.
Este é um filme sobre um projecto pedagógico que valoriza a iniciativa, a autonomia e a responsabilidade por parte de alunos cuja maior parte das vidas é desfragmentada, sem ligações emocionais ou mesmo sem qualquer tipo de referências na maioria dos casos.
Esta é uma história sobre uma heroína real que acredita que fazer a diferenças, se pode tornar uma arma poderosa em prol da união do ser humano.
Foram muitos os professores que estiveram presentes, e que se emocionaram, ao perceber que para fazer a diferença é só mesmo preciso querer fazê-la.
“Uma Turma Difícil” é um filme realizado por Marie-Castille Mention-Schaar com argumento de Ahmed Dramé e Marie-Castille Mention-Schaar, e estreia nas salas portuguesas, amanhã 30 de Abril.
Fotos: Outsider-Films
Pontuação JD
-
7/10