#Reciclagem
| Resíduos têxteis de duas empresas de Vouzela vão ter uma nova vida no âmbito de um projecto de economia circular “By.Vouzela”, através do qual a Câmara Municipal local quer produzir peças de eco-design em registo de upcycling, ou seja, criar novos produtos através de materiais já existentes.
Este projecto tem por base um modelo social colaborativo de produção e assente no conceito de economia circular aplicado à reutilização de resíduos da indústria têxtil local.
Para o Presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, “como as empresas têm muitas sobras no sector têxtil, o material se não fosse reutilizado no âmbito desta iniciativa, teria de ser levado para um aterro ou para incinerar”.
Para o efeito, será criada uma oficina de costura na comunidade que permita a produção de novos produtos, através de matéria-prima resgatada da indústria local.
O “By. Vouzela” envolve a autarquia, a associação de promoção Vouzelar, a União de Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, a Associação Cultural e Recreativa de Cambra, as empresas Faurecia e Brintons, a Escola Profissional de Vouzela, a Universidade da Beira Interior e a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.
Para mais informações sobre este projecto poderá visitar o sítio.
Foto e vídeo: Município de Vouzela