Nescafé® Dolce Gusto®
Ola Persson
| Foi já no mês de Setembro que a marca Nescafé® Dolce Gusto®, anunciou o lançamento da sua nova campanha mundial com o título “Só a Criatividade pode Reinventar um Clássico”, que conta com a participação especial do produtor musical e vencedor de vários Grammys, Will.I.Am.
No centro desta campanha, está um vídeo, no qual Will.I.Am se encontra em estúdio com Nescafé® Dolce Gusto®. Neste filme, o artista é dirigido por dois dos principais talentos da indústria da comunicação: Diego Contreras e Salomon Ligthelm, no qual reinterpreta a versão única do icónico Otis Redding’s, “(Sittin’ On) The Dock of the Bay”.
Para além desta estrela, há também uma outra pessoa que faz esta campanha ter enorme sucesso – o barista criador de bebidas Nescafé® Dolce Gusto®, Ola Persson.
Durante o mesmo vídeo, será possível assistir a uma conversa, onde se explica as quatro etapas necessárias para a reinvenção de um clássico, cada um na sua área.
E foi com Ola Persson que o Café LEVEL by Nescafé® Dolce Gusto® em Lisboa, o primeiro a nível internacional pôde contar com a presença e foi também com ele que o Jornal Dínamo pôde conversar.
Quisemos saber um pouco mais acerca desta ligação ao café.
“Sim, adoro, é uma das coisas que mais gosto na minha vida. Quando cozinho em casa, costumo usar café, por exemplo quando faço um spaghetti à bolonhesa, coloco café ou mesmo quando faço um barbecue, quando faço as marinadas, uso café, porque não há muitos produtos no mundo que saibam a café então eu acabo por usá-lo como uma especiaria. O café para mim é vida, eu tenho cafeína nas minhas veias (risos)… verdade, tenho tatuagens sobre café espalhadas pelo meu corpo”.
Quanto a fazer parte da Dolce Gusto, Ola Persson explicou um pouco a razão deste sentimento. “Sinto-me muito bem por fazer parte da família Dolce Gusto.
Não há assim tantas cápsulas no mundo que aguentem esta pressão. Se agora eu a cortasse em pedaços, ou em camadas, poder-se-ia ver todas as barreiras e fases pelas quais o café passa e que culmina naquele creme que se vê no fim e que lhe confere a grande qualidade”.
Ola Persson ainda nos fez uma pequena confidência. “Vou contar um segredo. Depois de usar as cápsulas, guardo algumas e uso-as para fazer alguns xaropes e por vezes faço umas panacotas. Faço um selo por cima com película, coloco no frigorífico e faço uma sobremesa. Não é fantástico?” (risos)
A terminar, o barista ainda falou de mais uma novidade. “Uma inovação também é poder ter uma bebida de soja dentro de uma cápsula, o que fará também com que existam outras pessoas a experimentar. Escrevi 7 livros sobre café, repletos de cocktails que podem ser também uma orientação para quem gosta de fazer precisamente bebidas diferentes com café”.
Antes de irmos embora quisemos ainda falar com o Director de Marketing da marca, Jorge Silva que nos falou desta nova campanha. “A campanha que estamos a lançar é sobre cultura. Assenta na criatividade que é o mote para a inovação. As nossas máquinas são peças de arte. Não parecem máquinas de café, mas sim obras de arte. A cultura está também no café. Seleccionamos grãos das melhores origens para fazermos os melhores cafés e transformámos uma clássica chávena de café, numa experiência única e isso também é cultura.
Acreditamos que trazemos alguma cultura ao mundo do café e reinventamos o seu mundo”.
Portugal é na óptica de Jorge Silva um dos maiores mercados. “Nós estamos num país que tem uma grande aceitação nesta área. Os consumidores portugueses gostam muito de inovação e as nossas máquinas são totalmente disruptivas em termos de Design e inovadoras. As nossas bebidas são também elas muito boas e penso que é isso que tem feito um enorme sucesso na nossa marca, juntamente com campanhas como esta, com as quais as pessoas se identificam. Tudo isso tem ajudado a fazer o sucesso da marca Dolce Gusto”.
Jorge Silva falou também um pouco do conceito da marca. “O conceito que nos diferencia dos outros conceitos é o das “multi-bebidas” quentes e frias. Temos o Capuchino Ice, o Ice Tea de Pêssego, um conjunto varadíssimo de Blends de Café para todos os gostos com todas as intensidades. Para além disso temos os Capuchinos, os Latte Machiatos ou também o Chocolate Nesquick que as crianças tanto gostam. Temos também presentes as marcas Sical e Buondi e portanto penso que nos adaptámos muito ao gosto do Português. É este conjunto de produtos que faz a Dolce Gusto ter o sucesso que tem”.
O Director de Marketing falou também um pouco nos números de sucesso da Nescafé® Dolce Gusto®. “Desde o lançamento até hoje já vendemos mais de um milhão de máquinas, o que nos deixa muito orgulhosos. Esta loja é a primeira do mundo, o que nos orgulha também. É um conceito que os nossos colegas na Suíça, na nossa sede adoram. Acredito que outros países possam fazer algo semelhante, mas nós fomos os primeiros. Somos um mercado muito importante, para a marca Nescafé® Dolce Gusto®. Apesar de sermos só 10 milhões de habitantes, somos o sexto maior no mundo em termos absolutos e somos o primeiro per capita e temos o compromisso de continuar a trabalhar todos os dias, para mantermos a excelência da qualidade.
Para já esta é a primeira loja, a seguir agora vamos ver como é que as coisas correm”.
“Só a criatividade pode reinventar um clássico” é a campanha que vai ser possível ver em spots em variados suportes.
[ Fotorreportagem ]
Biografia
Ola Persson iniciou a sua colaboração com a Nestlé há 15 anos atrás, como representante de vendas especializadas em café na Suécia.
O grande passo na carreira de Ola Persson aconteceu quando este foi contactado pela equipa responsável pelo desenvolvimento do café na Nestlé, na Suíça, altura em que o convidaram para dar um curso de formação de barista aos colaboradores da marca.
Desde então, Ola tem vindo a trabalhar com a Nestlé como criador de café. Nesta função, identifica origens únicas e a forma de chegar a combinações criativas, experimentando diferentes fases de torrefacção e extracções em diferentes temperaturas para desvendar sabores exclusivos.
Apaixonado confesso de café, Ola Persson passa grande parte do tempo a viajar pelo mundo e a explorar novas origens de café.
Ola Persson é membro da SCAE (Specialty Coffee Association of Europe) e integra o júri do Campeonato Nacional de Baristas desde 2006, sendo que em 2011 foi nomeado como júri principal.
Fotos: Paulo Bill