Facebook Pixel

Barista Ola Persson apresenta Nova Campanha em Portugal

Nescafé® Dolce Gusto®

Ola Persson

| Foi já no mês de Setembro que a marca Nescafé® Dolce Gusto®, anunciou o lançamento da sua nova campanha mundial com o título “Só a Criatividade pode Reinventar um Clássico”, que conta com a participação especial do produtor musical e vencedor de vários Grammys, Will.I.Am.

No centro desta campanha, está um vídeo, no qual Will.I.Am se encontra em estúdio com Nescafé® Dolce Gusto®. Neste filme, o artista é dirigido por dois dos principais talentos da indústria da comunicação: Diego Contreras e Salomon Ligthelm, no qual reinterpreta a versão única do icónico Otis Redding’s, “(Sittin’ On) The Dock of the Bay”.

Para além desta estrela, há também uma outra pessoa que faz esta campanha ter enorme sucesso – o barista criador de bebidas Nescafé® Dolce Gusto®, Ola Persson.

Durante o mesmo vídeo, será possível assistir a uma conversa, onde se explica as quatro etapas necessárias para a reinvenção de um clássico, cada um na sua área.

Dolce GustoE foi com Ola Persson que o Café LEVEL by Nescafé® Dolce Gusto® em Lisboa, o primeiro a nível internacional pôde contar com a presença e foi também com ele que o Jornal Dínamo pôde conversar.

Quisemos saber um pouco mais acerca desta ligação ao café.
“Sim, adoro, é uma das coisas que mais gosto na minha vida. Quando cozinho em casa, costumo usar café, por exemplo quando faço um spaghetti à bolonhesa, coloco café ou mesmo quando faço um barbecue, quando faço as marinadas, uso café, porque não há muitos produtos no mundo que saibam a café então eu acabo por usá-lo como uma especiaria. O café para mim é vida, eu tenho cafeína nas minhas veias (risos)… verdade, tenho tatuagens sobre café espalhadas pelo meu corpo”.

Quanto a fazer parte da Dolce Gusto, Ola Persson explicou um pouco a razão deste sentimento. “Sinto-me muito bem por fazer parte da família Dolce Gusto.
Não há assim tantas cápsulas no mundo que aguentem esta pressão. Se agora eu a cortasse em pedaços, ou em camadas, poder-se-ia ver todas as barreiras e fases pelas quais o café passa e que culmina naquele creme que se vê no fim e que lhe confere a grande qualidade”.

Ola Persson ainda nos fez uma pequena confidência. “Vou contar um segredo. Depois de usar as cápsulas, guardo algumas e uso-as para fazer alguns xaropes e por vezes faço umas panacotas. Faço um selo por cima com película, coloco no frigorífico e faço uma sobremesa. Não é fantástico?” (risos)

A terminar, o barista ainda falou de mais uma novidade. “Uma inovação também é poder ter uma bebida de soja dentro de uma cápsula, o que fará também com que existam outras pessoas a experimentar. Escrevi 7 livros sobre café, repletos de cocktails que podem ser também uma orientação para quem gosta de fazer precisamente bebidas diferentes com café”.

Dolce GustoAntes de irmos embora quisemos ainda falar com o Director de Marketing da marca, Jorge Silva que nos falou desta nova campanha. “A campanha que estamos a lançar é sobre cultura. Assenta na criatividade que é o mote para a inovação. As nossas máquinas são peças de arte. Não parecem máquinas de café, mas sim obras de arte. A cultura está também no café. Seleccionamos grãos das melhores origens para fazermos os melhores cafés e transformámos uma clássica chávena de café, numa experiência única e isso também é cultura.
Acreditamos que trazemos alguma cultura ao mundo do café e reinventamos o seu mundo”.

Portugal é na óptica de Jorge Silva um dos maiores mercados. “Nós estamos num país que tem uma grande aceitação nesta área. Os consumidores portugueses gostam muito de inovação e as nossas máquinas são totalmente disruptivas em termos de Design e inovadoras. As nossas bebidas são também elas muito boas e penso que é isso que tem feito um enorme sucesso na nossa marca, juntamente com campanhas como esta, com as quais as pessoas se identificam. Tudo isso tem ajudado a fazer o sucesso da marca Dolce Gusto”.

Jorge Silva falou também um pouco do conceito da marca. “O conceito que nos diferencia dos outros conceitos é o das “multi-bebidas” quentes e frias. Temos o Capuchino Ice, o Ice Tea de Pêssego, um conjunto varadíssimo de Blends de Café para todos os gostos com todas as intensidades. Para além disso temos os Capuchinos, os Latte Machiatos ou também o Chocolate Nesquick que as crianças tanto gostam. Temos também presentes as marcas Sical e Buondi e portanto penso que nos adaptámos muito ao gosto do Português. É este conjunto de produtos que faz a Dolce Gusto ter o sucesso que tem”.

O Director de Marketing falou também um pouco nos números de sucesso da Nescafé® Dolce Gusto®. “Desde o lançamento até hoje já vendemos mais de um milhão de máquinas, o que nos deixa muito orgulhosos. Esta loja é a primeira do mundo, o que nos orgulha também. É um conceito que os nossos colegas na Suíça, na nossa sede adoram. Acredito que outros países possam fazer algo semelhante, mas nós fomos os primeiros. Somos um mercado muito importante, para a marca Nescafé® Dolce Gusto®. Apesar de sermos só 10 milhões de habitantes, somos o sexto maior no mundo em termos absolutos e somos o primeiro per capita e temos o compromisso de continuar a trabalhar todos os dias, para mantermos a excelência da qualidade.
Para já esta é a primeira loja, a seguir agora vamos ver como é que as coisas correm”.

“Só a criatividade pode reinventar um clássico” é a campanha que vai ser possível ver em spots em variados suportes.

[ Fotorreportagem ]

Biografia

Ola Persson iniciou a sua colaboração com a Nestlé há 15 anos atrás, como representante de vendas especializadas em café na Suécia.
O grande passo na carreira de Ola Persson aconteceu quando este foi contactado pela equipa responsável pelo desenvolvimento do café na Nestlé, na Suíça, altura em que o convidaram para dar um curso de formação de barista aos colaboradores da marca.
Desde então, Ola tem vindo a trabalhar com a Nestlé como criador de café. Nesta função, identifica origens únicas e a forma de chegar a combinações criativas, experimentando diferentes fases de torrefacção e extracções em diferentes temperaturas para desvendar sabores exclusivos.
Apaixonado confesso de café, Ola Persson passa grande parte do tempo a viajar pelo mundo e a explorar novas origens de café.
Ola Persson é membro da SCAE (Specialty Coffee Association of Europe) e integra o júri do Campeonato Nacional de Baristas desde 2006, sendo que em 2011 foi nomeado como júri principal.

Fotos: Paulo Bill

Instagram
Copiar ligação