| A 19ª edição do MotelX, Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, regressa ao Cinema São Jorge entre 9 e 15 de Setembro, com um novo prémio para distinguir mulheres no terror e uma compromisso reforçado com o cinema português.
Este ano, o festival destaca a representação da mulher no cinema, com a criação do Prémio Noémia Delgado, em homenagem à autora do documentário Máscaras (1976), uma voz incontornável do terror e do Cinema Novo Português. O prémio surge com o objectivo de recuperar a memória de mulheres pioneiras na indústria, bem como o de celebrar os novos talentos femininos que estão a redefinir o terror contemporâneo.
Na sua primeira edição, o galardão será entregue a Gale Anne Hurd, produtora americana de clássicos como Exterminador Implacável (1984) e Aliens (1986), e fundadora da Valhalla Entertainment, uma das produtoras responsáveis pelo The Walking Dead (2010-2022).
Também centrado na condição feminina, a secção Quarto Perdido resgata a figura de poder da bruxa no cinema nacional, com o ciclo “O Baile das Bruxas”. Em exibição estarão O Crime de Aldeia Velha (1964), de Manuel de Guimarães e Finisterra (2025), série de Guilherme Branquinho e Leone Niel produzida para a RTP – ambos os filmes baseados em acontecimentos verídicos –,
e ainda Alma Viva (2022), de Cristèle Alves Meira.
O cinema português cimenta-se como um dos grandes eixos da programação do MotelX, com a estreia mundial de Sombras, de Jorge Cramez, protagonizado por Vitória Guerra e Pedro Lacerda, e do thriller psicológico de Nuno Bernardo A Pianista, com Miguel Borges e Teresa Tavares. O festival apresenta ainda Crendices – Quando o Medo Vem das Crenças, estreia continental de uma produção madeirense do colectivo humorístico 4Litro.

Na secção internacional, apresentam-se filmes com grandes nomes: The Ice Tower, da francesa Lucile Hadžihalilović, protagonizado por Marion Cotillard e que esteve recentemente em competição para o Urso de Ouro na Berlinale; Death of a Unicorn tem Jenny Ortega e Paul Rudd nos papéis principais no que é a estreia do americano Alex Scharfman na realização; o jornalista norte-americano Mark Anthony Green também se estreou na realização com Opus, que conta com Ayo Edebiri, John Malkovich e Juliette Lewis no elenco, e teve estreia em Sundance.

A somar às novidades deste ano, o festival estreia a secção Suite 13, dedicado a filmografias de alguma forma desacreditadas no seu tempo e que hoje ganharam uma nova reputação e actualidade. A primeira edição acolhe filmes do “padrinho do gore”, Herschell Gordon Lewis.
A 10 e 11 de Setembro, o MotelX vai acolher a primeira edição do Digital Film Festival, com a exibição de conteúdos nas categorias de Short Movies and Mobile, Pilotos de Webséries e Videocasts na sala 2 do Cinema São Jorge.

No meio das novidades, mantém-se as secções de competição para Melhor Curta de Terror Portuguesa, Melhor Curta Europeia e Melhor Guião de Terror Portuguesa. Entre as secções, o festival vai exibir um total de 22 curtas-metragens portuguesas, além de três longas.
Os sete dias em que o cinema da Avenida da Liberdade é ocupado pelo terror arrancam a 9 de Setembro e, até lá, o festival promete mais novidades.
Fotos: motelx.org



