Associação ModaLisboa
| Nesta 59ª Lisboa Fashion Week, os Designers cimentam o seu compromisso com a criatividade, que vai para além do conteúdo das colecções e se enraíza na diversidade performativa.
Com um calendário estruturado em volta dos seus desfiles, haverá momentos programáticos que evidenciam a fluidez entre Artes Plásticas e Performance, acrescentando riqueza ao evento.
No primeiro dia de programação, teremos aquelas sem as quais já não se passa, as “Fast Talks”, divididas entre uma mesa-redonda e uma conversa que incidem em temas como a urgência climática e a proficiência tecnológica, com dois painéis de oradores, nacionais e internacionais, a divulgar em breve.
No mesmo dia, a ModaLisboa “Oasis” será o palco do projecto da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que pretende desconstruir representações sociais, estereótipos e discriminação sobre o envelhecimento. “Beleza Não Tem Idade” é a materialização de um esforço contínuo de promoção da intergeracionalidade focado nas pessoas: utentes da SCML e figuras públicas celebram a sinergia entre gerações.
Na plataforma “Workstation” estreiam-se ARNDES e Maria Clara, vencedoras dos prémios “Polimoda” e “Tintex Textiles” (respectivamente) nas últimas edições de “Sangue Novo”, e “Fora de Jogo” que regressam à passerelle.
Miguel Flor, Presidente do Júri de Sangue Novo, mergulha nos seus arquivos de Design de Moda e celebra-os com uma contemporização da memória. Sábado, dia 8, verá a estreia de Filipe Augusto na plataforma LAB, de Buzina na plataforma principal, à qual se junta Duarte no Domingo.
Igualmente no Domingo, “Call Me Gorgeous”, marca de acessórios de Luís Borges, estará presente na passerelle da ModaLisboa, com o lançamento de uma nova colecção.
João Magalhães, no último dia do evento, inaugurará também o seu novo estúdio, e Ivan Hunga Garcia posicionar-se-á no polo oposto, com “Um Ponto Final”: uma instalação artística patente durante três dias e que culmina com o fim de vida do seu “vestuário botânico”.
Às 18H00, será finalmente apresentada ao público a colecção-cápsula Salsa Jeans x Luís Carvalho, inserida na celebração do 15º aniversário do icónico “fit Push Up”, que será recriado pelo Designer.
Para além do calendário de apresentações de Moda (que terão livestream nas plataformas digitais da Lisboa Fashion Week), a ModaLisboa “Oasis” terá ainda uma programação paralela de várias acções abertas ao público da cidade, a ser divulgado muito em breve.
Veja o Calendário para esta temporada:
Para mais informações acerca do evento “Oasis” poderá visitar o site oficial.
Fotos: Associação ModaLisboa