Portugal Fashion lança edição de 2025 do Bloom

Bloom

Andreia Reimão – Bloom_outubro2022 [©Portugal Fashion-Ugo Camera]

| O concurso Bloom volta, quase 3 anos depois, para descobrir os novos talentos de moda em Portugal.

No segundo ano em que se apresenta anualmente, o Portugal Fashion lança a edição de 2025 do Bloom, em parceria com a Salsa Jeans.

Com data marcada para Julho, durante o calendário do Portugal Fashion, o concurso destinado a jovens designers, residentes em Portugal, com idades entre os 18 e os 40 anos volta com dois prémios que se focam na ignição e expansão da carreira destes novos nomes da moda. A organização declara que “Para além da valorização criativa, o Concurso Bloom PWD by Salsa Jeans compromete-se com um objectivo claro: converter talento emergente em estruturas de marca sólidas, promovendo a profissionalização, a capacitação empresarial e a entrada efectiva no ecossistema económico da moda.”

Para chegarem à final, em Julho, os candidatos deverão ter entregado uma colecção de 8 a 10 coordenados, complementados pelo desenvolvimento criativo visual e técnico, de modo a ilustrar todo o seu processo. Cada candidato deverá ainda ter executado pelo menos um dos coordenados de fisicamente.

O júri, composto por Serge Carreira, com o cargo de Head of Emerging Talent da Fédération de la Haute Couture et de la Mode/Paris Fashion Week, os designers Inês Amorim e Reid Baker, fundadores da Ernest W. Baker, Alexandra Oliveira, fundadora da marca Pé de Chumbo, Luís Pereira, CEO da Showpress, Félix Santos, director de design de moda da Salsa Jeans, e Mónica Neto, directora do Portugal Fashion, selecionará um vencedor e um candidato com uma menção honrosa.

O vencedor terá acesso a um prémio de 2.450 € para o desenvolvimento de uma nova colecção, um estágio de seis meses profissional remunerado na Salsa Jeans, uma pós-graduação em Fashion Management na Católica Porto Business School e ainda algumas das mentorias e oportunidades que podem ser precisas no começo de uma marca: convite para participar nas próximas edições do Portugal Fashion ou em outros eventos associados, mentoria no desenvolvimento da colecção, apoio técnico no momento do desfile, assessoria de imprensa, showroom na Showpress durante seis meses e apoio jurídico informativo gratuito, através da ANJE. Quem receber a menção honrosa terá acesso a um estágio de três meses na Salsa Jeans, um voucher de 500€ a utilizar na Católica Porto Business School e apoio equiparado no que toca ao desenvolvimento de uma nova marca, através das mentorias e apoios indicados anteriormente.

A organização do concurso indica que a “A selecção privilegiará propostas que articulem identidade criativa, consciência de sustentabilidade, presença digital e ambição de afirmação internacional”, espelhando, desta forma, o futuro da moda de autor portuguesa. Acrescenta ainda que, “não se limita a revelar nomes propõe-se a consolidá-los, criando condições reais para que a moda de autor portuguesa se transforme em projecto de futuro, com impacto cultural, social e económico”.

As candidaturas fecharam a 4 de Junho e privilegiam o talento acima da formação académica, não requerendo nenhum tipo de formação específica em moda.

Fotos: Portugal Fashion

Cartaz Bloom 2025

Jornal DÍNAMO
Instagram