O Festival Vapor, no Entroncamento, regressa entre 12 e 14 de Setembro. Durante três dias, o Museu Nacional Ferroviário vai receber literatura, cinema e actividades inspiradas na estética steampunk.
Todos os anos em Setembro desde 2018, o imaginário steampunk invade o Entroncamento com o Festival Vapor. Este ano, as actividades, organizadas em parceria com a Liga Steampunk, vão desde Jogos de Tabuleiro a Duelos de Chá. Haverá também um espaço de fotografia com adereços ligados à estética e ao conceito de steampunk.
Steampunk é um estilo de ficção científica que imagina um futuro alternativo inspirado no século XIX, onde as máquinas a vapor e o design da Revolução Industrial ganham vida em invenções e cenários retrofuturistas.
Para além das oficinas temáticas, a programação inclui ainda uma oficina de reciclagem, em parceria com a Cogworks, e um laboratório de escrita, pelo jornalista e programador cultural João Morales.
Uma Feira do Livro é outra das atracções do Festival, feita em parceria com a DLNC – Distribuidora Nacional de Livros Convergência. Conta com uma vasta oferta de publicações, bem como apresentações de livros com a presença dos autores, entre eles A Conversão dos Nus, de Nuno Ferreira, Anjos e Proxy – Antologia Cyberpunk, de Carlos Silva e A Passagem, de Nuno Amaral Jorge.
Das páginas dos livros para o grande ecrã, o Festival Vapor apresenta duas sessões de curtas-metragens programadas pelo Festival Planos. Os oito filmes, que propõem vários olhares sobre o tema da esperança, podem ser consultados aqui.
Durante os três dias, há ainda uma Feira de Artesanato e o minicomboio, onde adultos e crianças podem partilhar um passeio no recinto.
Para escolas, é apresentado no dia 12 de Setembro, às 15:30, o espectáculo Mais uma Volta… Mais uma Viagem.
Os bilhetes estão disponíveis na BOL, na Ticketline e no site do Museu Nacional Ferroviário. O passe de 3 dias custa 20 euros e o bilhete diário 8, com excepção para crianças com menos de 12 anos, que não pagam entrada.
O Festival Vapor tem uma parceria com a CP – Comboios de Portugal, em que oferece 30% de desconto nos bilhetes nos comboios Intercidades, InterRegional e Regional para quem apresentar o bilhete do Festival no momento da compra.
No primeiro dia, 12 de setembro, o festival abre portas às 19:00 e fecha à 1:00. No dia 13, vai estar aberto entre as 12:00 e as 3:00 e, no último dia, volta a abrir às 12:00 com encerramento marcado para as 22:00.
Toda a informação sobre o programa do Festival Vapor pode ser consultada aqui.

Mão Morta | ©Adriano Ferreira Borges




