Facebook Pixel

“Zé do Telhado”

Malaposta e Klássikus relembram o Herói Nacional

| E eis que temos o prazer de assistir a mais uma estreia pela mão do grupo de Teatro “Klássikus”, mais uma vez em parceria com o Centro Cultural da Malaposta.

Desta feita José do Telhado é a personalidade escolhida para pano de fundo de uma peça de teatro que relata a vida deste homem, com base nos escritos de Camilo Castelo Branco na sua obra “Memórias do Cárcere”.

Peça Zé do Telhado

A peça de teatro conta a história de José do Telhado desde o seu nascimento em 1816, na aldeia de Castelões, comarca de Penafiel.

É no entanto, um seu tio francês com quem viveu durante 5 anos, que lhe ensina a arte de castrador de animais, fazendo dele um homem honrado e respeitado por todos os que o conhecem.
Apaixonado por sua prima, filha desse mesmo tio, José do Telhado, acaba por desposá-la tempos mais tarde.

Aos 19 anos vem para Lisboa, onde participa na conhecida revolta dos marechais, em 1937. Em 1846 dá-se a revolta popular que faz de José do Telhado um líder no comando deste levantamento popular.

Ao regressar a casa, encontra a família na mais pura das misérias, cheios de dívidas e perseguidos por credores.

Peça Zé do Telhado

Sem ninguém para lhe dar a mão, José do Telhado decide tornar-se um salteador a 12 de Dezembro de 1848.
Fugindo para o Brasil, regressa depois a Lisboa por já não aguentar estar longe da família.
O seu destino fica então traçado, enfrentando o degredo perpétuo.

Esta peça é encenada pelo actor Fernando Gomes que também é uma das personagens deste novo trabalho do grupo Klássikus. No elenco podemos contar com nomes como Carlos Macedo, Elsa Galvão, Isabel Ribas, José Nobre, Luís Pacheco, Paula Fonseca e Rui Raposo.

Esta é mais uma co-produção entre o Centro Cultural da Malaposta e o Grupo de Teatro Klássikus que nos traz boa disposição, história e a recordação de um homem humilde, que roubava aos ricos para dar aos pobres.
A peça estará em cena até ao dia 28 de Janeiro.

Fotos: Pedro Filipe

Peça Zé do Telhado

Instagram
Copiar ligação