| Com produção em Barcelos, a marca de vestuário Angurä não só apresenta uma nova colecção, como expõe os seus planos de abrir uma loja física e de começar a vender para fora do país.
A Angurä, desde a sua criação, em 2021, tem-se focado na sustentabilidade, na criatividade e na empatia, apoiando causas de preocupação dos seus fundadores através da venda das suas peças: de t-shirts a bonés, camisas e malas de pano. A sua consciência social e ambiental recaiu, acima de tudo, numa dedicação especial aos animais e à saúde dos seus ecossistemas. Na nova colecção, a estrela é a ilha da Madeira, baptizando-a “A alma da linha”.
Carlos Chaves, um dos fundadores da marca, descreve esta colecção como “a mais ousada e colorida que já criámos”, já que começaram com linhas mais discretas e simples, com bordados e cores mais suaves. Desta vez, diz, “Inspirámo-nos na natureza, nas cores e na cultura vibrante da Madeira”, continuando que “Actualmente, as pessoas procuram designs únicos e cheios de significados e é isso que esta colecção representa”. O co-fundador completa, declarando que “Esta colecção traz a fusão da natureza com o lado humano e cultural – as nossas raízes e a conexão com a natureza”.
Desde o seu primeiro dia, a marca tem vindo a crescer, aumentando o volume de negócios a 66% entre 2023 e 2024 e, até ao momento, regista um crescimento de 46% face a 2024.
Até então, encontra-se estas peças vindas do norte de Portugal por mercados pop-up no Porto e em Lisboa, na loja da capital Lovely Concept Store e online no website. A marca já conta com 45% das suas vendas associadas ao mercado internacional, exportando para países como a Alemanha, Espanha, EUA, França, Países Baixos e Reino Unido. No entanto, Carlos Chaves, co-fundador da marca, declara já ter recebido propostas de presença física internacional, completando “Vamos abrir vendas para o retalho a partir do final de Junho e esperamos começar a entrar em lojas multimarca na Europa e na América em breve”.
Nos próximos meses, a marca marcará presença no Primavera Sound Porto, de 12 a 15 de Junho, no Marés Vivas, de 18 a 20 de Julho e na Casa da Cultura da Comporta, de 19 a 31 de Agosto.
Fotos: Angurä