Facebook Pixel

Chef Hugo Guerra convida Chef Rodrigo Madeira

Restaurante Lobo Mau

© Marta Henriques Pereira

O Lobo Convida…

Restaurante Lobo Mau| E dia 22 de Novembro, foi o dia da última edição do ano dos jantares pop-up “O Lobo Convida…”, no Restaurante “Lobo Mau”, em Lisboa.
Desta vez, o Chef Hugo Guerra convidou o colega e amigo Rodrigo Madeira, Chef Executivo da “Herdade da Malhadinha Nova Relais & Chateaux”. 

Pelas 19h30 fomo-nos sentando para degustar iguarias sempre diferentes e sempre com um toque de requinte.

Situado na Rua Pascoal de Melo, 71 este é um Restaurante que exala cultura e ao mesmo tempo um minimalismo delicioso.

A proposta da noite foi menu de degustação elaborado a quatro mãos com pratos e sabores exclusivos com 7 momentos composto por Couvert, Amuse Bouche, 2 Entradas, Prato de Carne, Prato de Peixe e Sobremesa.
O Wine Pairing para este jantar esteve a cargo do Somellier Nuno Preguiça (“Espaço Delux”). 

O Lobo Convida

O Chef Hugo Guerra gosta de estar entre amigos e de celebrar à mesa e quis terminar este ano desafiante com chave de ouro: 1 menu exclusivo, 4 mãos, 7 momentos, 5 vinhos, mesas cheias e muitas memórias!

E foi exactamente o que aconteceu.

A noite começou com um couvert. Que para além de pão de massa mãe, incluiu manteiga de anchovas e queijo curado.

Depois a primeira entrada, de ostra, pepino e malagueta, acompanhado de um primeiro vinho “Landcraft Loureiro”, um vinho que acompanhou com subtileza esta iguaria.

A segunda entrada, com uma apresentação excelente, continha cogumelo, batata e gema. Um aveludado, que poderia ser acompanhado de um pouco de picante para os que gostam de tornar esta entrada um pouco mais radical (cuidado, só um bocadinho que o picante se assim o desejar, é bastante forte).

Restaurante Lobo MauQuanto ao primeiro prato de peixe, foi de Bisque, Ameijoa e Corvina. Este prato foi acompanhado com o vinho “Preguiça” Branco que harmonizou de forma excelente com este prato.

Seguiu-se o segundo prato de carne, um Porco Preto DOP, acompanhado de pão Alentejano e Chouriço.
O “Preguiça” Tinto, tornou este prato muito interessante, com um sabor a ameixas pretas, cerejas, um toque floral e notas da madeira de carvalho.

A sobremesa, continha um Sonho de Cenoura (muito bem pensado para a época que se aproxima) com tangerina, uma mistura que adoçou o palato, sem ser demasiado doce, e sem pesar, no final da refeição.

A terminar e como digestivo não poderia ter sido mais bem escolhido um Vinho da Madeira, Blandy’s 5 anos Reserva, suave que fez com que esta degustação nos deixasse relaxados e tranquilos.

O espaço do Restaurante “Lobo Mau” com a sua arte e com a magia dos dois Chefs criou momentos em que apeteceu entre boa conversa, fechar momentaneamente os olhos para poder desfrutar de tal experiência.

É sem dúvida um espaço a visitar, degustar e apreciar com calma, para uma boa noite a dois ou para um jantar entre amigos.

Chef Hugo Guerra

Chef Hugo Guerra © Maria Mattos

Quanto ao Chef Hugo Guerra, tem no Alentejo grande parte das suas raízes. Foi em terras alentejanas, mais precisamente em Évora que passou longos períodos com os avós durante a sua infância. Com família também em Beja, Barrancos e Amareleja, os laços com terras alentejanas foram sempre marcantes ao longo da sua vida.
Iniciou o seu percurso na cozinha por sugestão da irmã, que adorava os seus cozinhados com o avô nos Natais em família. Acabaria por integrar o curso de Gestão e Produção de Cozinha, na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, em 2011.
Depois de ter passado por vários espaços, quer em Portugal quer no estrangeiro, em 2020, em plena pandemia, decidiu seguir o sonho de ter o seu próprio restaurante. Abriu o “Lobo Mau”, na Estefânia, com o principal motivo de poder criar e dar largas à sua imaginação, nas suas criações.

Quanto ao Chef Rodrigo Madeira, o convidado deste jantar pop-up, é o Chef Executivo da “Herdade da Malhadinha Nova Relais & Chateaux”, é natural do Ribatejo, tendo um percurso dedicado à alta cozinha portuguesa. Depois de estágios no “Ocean”, “Penha Longa” e “Vila Joya”, esteve 3 anos no “Hemingway”, em Cascais

Em 2017, começou a trabalhar com o Chef Joachim Kroeper no “Eleven”, em Lisboa e agora na “Malhadinha Nova”, onde em conjunto promovem a gastronomia alentejana com o conceito “Farm to The Table”.

Se desejar saber mais sobre o espaço “Lobo Mau”, poderá espreitar o seu sítio

Fotos: Pedro Sousa Filipe

Instagram
Copiar ligação