Facebook Pixel

Chef Jenny Morris apresenta o seu programa

food_network

“Jenny Morris Cooks… Morocco” em Portugal

| Canal Food Network – MEO

| Foi sem dúvida um belo dia passado na apresentação do novo programa do Canal Food Network “Jenny Morris Cooks… Morocco”, que teve lugar dia 28 de Junho.

O local escolhido foi a Residência Oficial da Embaixadora de Marrocos em Portugal, e contou naturalmente com a presença da Embaixadora a Sra. Karima Benyaich. Presentes estiveram a Chef Jenny Morris, a responsável de conteúdos do Canal Food Network, Sue Walton, e algumas caras conhecidas, como o Chef Luís Baena, a Chef Justa Nobre ou o Chef Igor Martinho.

Chef Jenny MorrisO dia começou com um reconfortante chá marroquino, depois de entrar no belíssimo jardim da residência oficial, e onde também foi possível experimentar alguns dos doces tradicionais marroquinos. Com o sol a espreitar, em seguida a Chef Jenny Morris apresentou um showcooking para todos os presentes, no qual preparou um pequeno prato de degustação com carne onde não faltaram ingredientes como manjericão, alho, azeitonas, cozinhadas num wok, de forma saudável como é também uma das bases importantes da cozinha desta Chef sul-africana.

Seguiu-se um almoço, no jardim da Residência Oficial, com iguarias marroquinas, onde não faltou o couscous marroquino com sete legumes e Tfaya, um dos pratos tradicionais ou onde também foi possível experimentar o Mhencha de Marisco, ou o Grand Poisson à Marroquina. As saladas não poderiam deixar de estar presentes, salientando a de Beringelas e a de Pimentos. De fechar os olhos e saborear durante horas, foram também as sobremesas, que incluíam os crepes marroquinos, os Briouattes com queijo fresco e peras, e os bolos marroquinos.

O Jornal Dínamo®, teve o prazer de poder estar presente neste evento e não quis deixar de falar com a Chef Jenny Morris, que se mostrou encantada com Portugal.

Quisemos saber que encanto é este que Marrocos lhe provoca. “Cozinhar comida marroquina é cozinhar com todos os sentidos. Chef Jenny MorrisOs olhos observam os produtos frescos, e assim que vemos as especiarias, o nosso nariz vai atrás delas, e a seguir tocá-las é absolutamente maravilhoso. É tudo tão fresco que é impossível ficar indiferente. Claro que cozinhar num wok ajuda imenso e é muito saudável. Eu adoro os marroquinos, e acredito que as pessoas mostram muito do que é o seu país. Este povo é de uma humildade e generosidade incríveis. Em relação aos seus rituais, eles não têm qualquer problema em partilhar, eu diria que eles desejam partilhar o que têm e adoram que as pessoas comam o que eles cozinham. Uma coisa que adoro na cozinha marroquina é que ela está em sintonia com as estações. Lá não se encontra comida importada, e as pessoas ficam ansiosas pelos produtos de cada estação do ano. É o primeiro sabor de cada produto da época que nos deixa completamente extasiados”.

Chef Jenny MorrisPerguntámos à Chef Jenny Morris, como se sentiu a cozinhar comida marroquina em Portugal. “É verdade, imagine-se só (risos). É sem dúvida maravilhoso partilhar os sabores neste espaço lindo cedido pela Sra. Embaixadora Karima Benyaich. Esta é a primeira vez que venho a Portugal, mas não vai ser a última porque não vai chegar o tempo que aqui vou estar desta vez. Eu estou a escrever um livro e quero dedicar algumas páginas a Portugal, e claro à gastronomia portuguesa. Quero conhecer 3 pratos que façam o meu coração pular e a minha boca amar (risos) e tenho mesmo que o fazer rapidamente. Ontem à noite experimentei o polvo, aliás eu acho que abusei um bocadinho (risos), mas não faz mal valeu a pena (risos), porque foi realmente especial o que provei. Outra das coisas que gosto é o facto de ser uma comida honesta, que usa bom azeite e fruta fresca e sem deixar de mencionar o peixe que é maravilhoso”.

Falámos também com o Chef Igor Martinho que colaborou no Showcooking apresentado pela Chef Jenny Morris, e quisemos saber acerca da ligação do Chef à comida marroquina. “Eu geralmente costumo confeccionar mais pratos tradicionais portugueses, mas sem dúvida que a cozinha marroquina está muito próxima da portuguesa, não só na geografia mas também com os seus produtos, com as suas ervas aromáticas e também com as especiarias que dão sempre aquele toque característico. Gosto sem dúvida de ir buscar algumas coisas a esta cozinha e gosto muito de comer comida marroquina porque é bastante condimentada e faz sem dúvida o meu género de paladar. Chef Jenny Morris apresenta o seu programa 1Em relação à Chef Jenny Morris, não a conhecia. Conhecemo-nos nesta apresentação, e acho que ela é sem dúvida uma excelente cozinheira e comunicadora. Tenho que dizer que me diverti imenso a colaborar com ela e espero que o programa dela tenha muito sucesso”.

Ainda antes de terminar esta pequena conversa, o Chef Igor Martinho falou-nos um pouco dos projectos que anda a “cozinhar”. “Daqui a 3 meses em Rio Maior vou abrir um restaurante novo. Rio Maior é a minha terra, e era lá também que tínhamos um espaço pequeno. Agora vamos ter um espaço maior onde vai haver live cooking, aulas de cozinha e workshops. A cozinha vai estar muito ligada às origens, com a minha mãe a ajudar-me sempre, aliás eu cresci no meio dos tachos sempre com ela a cozinhar e é sem dúvida uma referência para mim. Vamos tentar inovar também um pouco dentro da cozinha que ela pratica e o que posso dizer é que basicamente vai ser uma casa de família. O nome ainda não sei bem qual vai ser mas vai ser qualquer coisa à volta de “A Casa da Mãe Luísa” ou “Casa de Família”, porque o conceito é sem dúvida muito familiar, com uma grande ligação à terra … mas ainda estou a pensar no nome… aceitam-se sugestões (risos). Neste momento estou a dar aulas na Escola do Estoril, estou a projectar o meu primeiro livro e vai haver também uma surpresa no próximo mês, mas ainda não posso dizer que é segredo (risos)”.

Não quisemos também deixar de falar com a responsável pela programação do Canal Food Network, Sue Walton, que nos explicou um pouco acerca do programa. Jenny Morris Cooks… Morocco, é o nosso primeiro programa com esta Chef, que é uma talentosa Chef, proveniente da África do Sul. Tal como Portugal, a África do Sul é um importante território para nós, juntamente com o Médio Oriente e a África. Quisemos sem dúvida explorar os talentos africanos, que é de onde a Jenny é natural. Aliás devo acrescentar que há Chefs maravilhosos na África do Sul. Sue WaltonQuando conhecemos a Jenny Morris, quase imediatamente percebemos que era ela quem queríamos, não só porque ela é uma Chef fantástica, mas pelo seu entusiasmo e a sua paixão pela comida e também porque a sua energia positiva é contagiosa. Para ela não se trata só de cozinhar, ela é uma pessoa que sabe entreter as pessoas porque sem dúvida tem um grande poder de comunicação. Mesmo que existam pessoas que nunca vão cozinhar os pratos que a Jenny Morris faz, tenho a certeza que se sentarão à frente a televisão a vê-la cozinhar. A verdade é que se pode aprender mesmo não se cozinhando. O impressionante de tudo é que a forma como ela fala, faz com que estejamos a sentir os aromas e é como se estivéssemos a experimentar a comida que ela está a cozinhar no momento. É como se estivéssemos ao pé dela, quando ela descreve a comida e tudo o que vê. A Jenny Morris é sem dúvida um incrível talento e estamos muito felizes e temos muita sorte de a ter no Food Network. Espero sinceramente que todas as pessoas em Portugal gostem do programa, e quem sabe um dia possamos fazer um programa semelhante sobre Portugal”.

Em relação a esta questão Sue Walton, adiantou até que Portugal poderá estar no horizonte de um programa. “Não temos naturalmente para já planos concretos, mas sem dúvida Portugal está nos nossos planos. Depois de Marrocos ainda não temos a certeza do que vamos fazer. Esta é a nossa primeira série mediterrânica e ainda não fizemos mais nada na Europa para além de Inglaterra e por isso posso dizer que Portugal é um dos sítios que se encontra no nosso horizonte. É muito bom perceber que há imensos apoiantes e entusiastas do Canal Food Network aqui em Portugal. Nos Estados Unidos temos uma grande “casa mãe” e o canal entra pela casa adentro de milhões de pessoas e tem uma oferta variadíssima de programas. Uma das coisas que tentamos sempre, é procurar novas maneiras de mostrar como se pode cozinhar alimentos e como os apresentar e é isso que pretendemos fazer na Europa, no Médio Oriente e em África”.

Embaixadora Karima Benyaich

A terminar a Sra. Embaixadora Karima Benyaich, deixou-nos umas palavras acerca deste evento que teve lugar na sua Residência Oficial em Portugal. “Este evento é sem dúvida fantástico e ter aqui uma grande Chef como a Jenny Morris é simplesmente maravilhoso. Hoje esta é uma casa onde se partilha a gastronomia marroquina, através da experiência desta grande personalidade que é a Jenny. A gastronomia marroquina é uma arte, uma maneira de estar na vida e eu fico feliz de a poder partilhar com todos os presentes”.

Quisemos também saber um pouco acerca dos seus gostos gastronómicos. “Eu gosto de cozinhar, mas não tenho muito tempo para o fazer (risos). Em Portugal o meu prato favorito é o bacalhau, sem dúvida adoro bacalhau. Na cozinha marroquina gosto um pouco de tudo, mas o meu prato favorito é sem dúvida o Couscous”.

 

 

“Jenny Morris Cooks… Morocco” é um programa protagonizado pela Chef Sul-africana Jenny Morris e poderá ser visto no Canal Food Network, a partir do dia 16 de Julho pelas 19H10 em dois episódios seguidos, através da operadoras MEOZON e Vodafone.

Este evento foi realizado em parceria com o Canal Food Network e a operadora de Tv Cabo MEO. 

Fotos: Pedro Sousa Filipe

Instagram
Copiar ligação