| A 5ª edição do Omnilab decorre entre os dias 6 e 12 de Abril, no Serra – Espaço Cultural, em Leiria, durante os quais jovens músicos passam a semana numa residência para comporem um tema original em conjunto, com o apoio de grandes nomes da música portuguesa.
Os cinco jovens, entre os 14 e os 21 anos, que vão passar sete dias na residência artística Omnilab já estão escolhidos e todos têm em comum o interesse pela área musical e uma aptidão na área vocal e/ou instrumental.
Durante uma semana intensiva vão trabalhar como se fossem uma banda, com o objectivo de compor um tema original e reinterpretar uma música escolhida em grupo. As músicas vão depois ficar disponíveis nas plataformas digitais de streaming em formato EP, que vai ser lançado no dia 16 de Maio. Para isso, os jovens terão o acompanhamento de Filipe Rocha e Nuno Jerónimo, dois profissionais da área da composição e produção.
Filipe Rocha é músico e produtor ligado a projectos como The Legendary Tigerman, Sean Riley & The Slowriders, Cabrita e The Allstar Project. Nuno Jerónimo, baterista da banda Jerónimo, é também compositor e técnico de som em vários projectos.
Porém, o contacto com o mundo da música portuguesa não fica por aqui. No Omnilab 2025 o jovens vão ainda poder partilhar um jantar com convidados surpresa. As edições anteriores contaram com nomes como Noiserv, Fernando Ribeiro, Susie Filipe, Unsafe Space Garden, Surma e Legendary Tigerman.
Desde a sua primeira edição em 2020, já passaram 25 jovens músicos pela residência. Dessa experiência resultaram a gravação de quatro EPs, dois videoclipes (realizados com o apoio da Casota Collective), um documentário e um vinil.
O tema original que resultou da última edição foi o “The Room”, da autoria de Beatriz Santos, Sofia Jorge, Manuel Mendes, Rodrigo Ramos, João Nascimento e produzido por Filipe Rocha e Nuno Rancho.
O projecto produzido pela Omnichord em parceria com o Serra – Espaço Cultural é co-financiado pela Direcção Geral das Artes e pelo Município de Leiria.
Fotos: Omnilab