| Woody Allen ainda nos consegue surpreender.
A sua nova comédia romântica, fala-nos de duas jovens americanas e das suas escapadelas amorosas em Barcelona, uma das mais românticas cidades do mundo.
Vicky interpretada por Rebecca Hall e Scarlett Johansson no papel de Cristina são as melhores amigas do mundo mas têm atitudes completamente diferentes no que toca ao amor: Vicky é sensata e está noiva de um respeitável jovem. Cristina é sexual e emocionalmente desinibida, sempre em busca de uma paixão arrebatadora.
Quando Judy (Patricia Clarkson) e Mark (Kevin Dunn), parentes distantes de Vicky, se oferecem para recebê-las num Verão em Barcelona, elas aceitam imediatamente: Vicky quer passar o último mês de solteira a pesquisar para o mestrado e Cristina procura uma mudança de cenário para fugir dos destroços da sua última separação.
Só que as coisas que pareciam muito simples começam a complicar-se numa noite numa galeria de arte, quando Cristina, instantaneamente fixa o olhar no mais intenso e provocador homem na sala, Juan Antonio (Javier Bardem), um belo pintor.
As coisas ainda ficam mais apimentadas quando Judy conta a Cristina que Juan Antonio teve uma relação tão explosiva com a sua ex-mulher, Maria Helena interpretada por Penélope Cruz, que até se tentaram matar.
Mais tarde, quando Vicky e Cristina estão a jantar, Juan Antonio aproxima-se da mesa delas com uma proposta ousada: voarem com ele numa viagem de fim-de-semana para a cidade provincial de Oviedo, onde sugere que explorem as maravilhas culturais, bebam bons vinhos, e façam amor juntos.
O que será que as jovens vão responder a esta proposta no mínimo provocadora???
Com um elenco de luxo, “Vicky Cristina Barcelona” venceu a 66ª Edição dos Globos de Ouro para a categoria de Melhor Filme Comédia, tendo Javier Bardem sido nomeado para a categoria de Melhor Actor (Musical ou Comédia), Rebecca Hall nomeada para a categoria de Melhor Actriz (Musical ou Comédia), e Penélope Cruz nomeada na categoria de Melhor Actriz Secundária.
Não há nada ao acaso nos filmes de Woody Allen, e este é sem dúvida mais uma prova de que as suas comédias românticas podem ser mesmo muito divertidas, mas sempre com uma mensagem implícita acerca das vivências do Ser Humano.
“Vicky Cristina Barcelona” estreia nas salas de cinema portuguesas a 22 de Janeiro.
Fotos: Zon Lusomundo



